Os primeiros carros modernos do estúdio Italdesign Giugiaro para a Volkswagen já começam a aparecer. Parte do grupo VW desde maio de 2010, a empresa italiana de desenho automotivo deixou escapar na internet dois projetos para carros compactos, que, segundo a imprensa internacional, deverão ser apresentados como conceitos no Salão de Genebra, na Suíça, em março.

Ainda sem nomes definidos, os veículos propõem uma releitura ao padrão estético atual da marca, caracterizado pelos traços retos pela carroceria e a grade com filete cromado. O primeiro modelo remete ao Scirocco, carro da VW à venda na Europa, e em certos pontos também remete ao Gol G5 nacional. Já o segundo veículo parece uma versão moderna do Fox. A empresa, porém, nega a ligação entre os carros.

Nos dois projetos, os desenhistas da Giugiaro valorizaram as áreas envidraçadas nos carros, que além das grandes janelas laterais também possuem teto-solar panorâmico. O segundo projeto ainda dispensa os espelhos retrovisores externos em nome de pequenas câmeras de vídeo, que enviam as imagens das laterais para um monitor no painel. Todavia, nenhuma informação sobre motorização foi divulgada até o momento.

Traços do passado

Famoso por ter projetado inúmeros carros para marcas como a Fiat, Alfa Romeu e até mesmo para a Ferrari, o estúdio Italdesign Giugiaro também já assinou o desenho de importantes automóveis da Volkswagen no passado. O primeiro Golf , por exemplo, foi elaborado pela empresa italiana em 1974. Outro modelo ilustre é o primeiro Passat, que nasceu como Audi também nos anos 1970 e depois foi remanejado para a linha VW.

Thiago Vinholes

|