Faltam menos de duas semanas para que um dos automóveis mais esperados dos últimos anos seja revelado, mas ele já tem nome: Toyota Etios. Assim será chamado o primeiro compacto nacional que a marca japonesa fará no Brasil, na nova fábrica de Sorocaba, SP, que está sendo construída para esse fim.

O Etios deverá ser lançado entre o final de 2011 e o começo de 2012 e concorrerá com veículos mais populares embora pouca gente acredite que ele será um modelo básico – a Toyota não admite vender um produto com padrão inferior ao de seus outros carros.

A revista indiana Autocar, na edição de janeiro, revelou o nome Etios, que foi confirmado pela revista Auto Esporte. Até mesmo o registro no INPI já foi feito no Brasil pela Toyota.

A Toyota – e também a rival Honda – planeja investir nos mercados emergentes tais quais o Brasil, Índia e Rússia como forma de compensar a queda nas vendas em países ricos. O Etios, inclusive, será revelado ao mundo no Salão de Nova Delhi, no dia 5 de janeiro. Aí saberemos o que a Toyota tem a oferecer para esse público.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/