De forma inesperada, a JLR (dona das marcas Jaguar e Land Rover) anunciou nesta sexta-feira uma importante mudança nos seus planos de produção no Brasil. A fabricante revelou que o SUV Evoque não só será produzido no país na nova fábrica de Itaitiaia (RJ) como passará a ser primeiro produto a sair da linha de montagem, no início de 2016.

A princípio, a unidade montaria inicialmente o Discovery Sport, um novo modelo da marca com características mais familiares e que está sendo vendido no Brasil desde agosto com vendas modestas por ora. Mas decidiu ampliar o leque de produtos e atender a lógica de mercado que mostra que o Evoque é uma aposta mais certeira no mercado brasileiro.

Lançado em 2011, o Evoque já vendeu mais de 20 mil unidades no Brasil e sempre foi cotado para produção local, mas a Land Rover, na época, justificou que o Discovery Sport, pelo seu perfil familiar e capacidade para sete passageiros, teria uma aceitação significativa no país, além de ser mais simples para produzir – o modelo também será fabricado dis após o Evoque entrar na linha de montagem.

Mercado em alta

A Jaguar Land Rover é uma das quatro montadoras de luxo que anunciaram fábricas no Brasil após a introdução do Inovar-Auto, o programa que praticamente obriga os fabricantes a terem veículos com conteúdo nacional sob pena de arcarem com 30 pontos percentuais extras de IPI.

A BMW foi a primeira delas a inaugurar sua fábrica, em Santa Catarina, há cerca de um ano. A Audi, em conjunto com a Volks, iniciou a produção do A3 Sedan na fábrica de São José dos Pinhais, PR, retomando uma parceria da década de 90.

A Mercedes-Benz constrói uma nova fábrica no interior de São Paulo, na cidade de Iracemápolis, ao lado de Limeira, e deve iniciar a produção do Classe C no começo de 2016, mesma época em que fábrica da Land Rover entrar em operação.

 
 
Evoque (à direita) tomou o lugar do Discovery Sport (ao lado) e será o primeiro SUV nacional da marca Evoque (à direita) tomou o lugar do Discovery Sport (ao lado) e será o primeiro SUV nacional da marca
Funcionários já treinam os procedimentos de produção dos dois modelos Funcionários já treinam os procedimentos de produção dos dois modelos
Fábrica da Land Rover começará a ser equipada nas próximas semanas Fábrica da Land Rover começará a ser equipada nas próximas semanas
Setor de estoque está quase pronto Setor de estoque está quase pronto
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |