Após um longo período de desenvolvimento, a primeira picape média da Volkswagen está prestes a ser lançada. A data já até foi definida: primeira semana de dezembro, na Argentina, país onde existirá a única linha de montagem no mundo, por enquanto. E o nome também – a picape se chamará Amarok, que quer dizer “lobo” no dialeto das tribos que vivem no círculo polar ártico. É, a Volks foi longe desta vez para escolher sua marca.

Amarok também significaria “o que ama as pedras” em alguns povos da América do Sul, só faltou dizer onde vivem os tais habitantes. O batismo acabou surpreendendo a imprensa, que já dava como certo o nome Robust, de leitura mais simples. A denominação, inclusive, é usada internamente na VW sob a sigla RPU (Robust Pick-Up).

O visual do utilitário foi adiantado no ano passado quando a VW apresentou o protótipo SAR Concept, com inspiração de veículo de salvamento. Todos esses dados foram divulgados nesta quinta-feira em Buenos Aires, numa apresentação da Volkswagen local. A Amarok será exportada para várias partes do mundo a partir do país vizinho, inclusive o Brasil, aonde chega no início de 2010.

A picape média deve esquentar o mercado aqui. Ela terá motor diesel muito potente – fala-se em 180 cv – e bastante espaço interno e conforto. Sem dúvida, uma rival forte para Hilux, L200 e Frontier, hoje os modelos mais modernos à venda no Brasil.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |