Há 40 anos, no dia 9 de julho, o começo da produção do Fiat 147 marcava o início das atividades da marca italiana como uma fabricante instalada no Brasil. De lá para cá, já foram mais de 50 modelos lançados em uma trajetória repleta de inovações que a Fiat se orgulha de introduzir por aqui. O próprio 147, por exemplo, foi o primeiro carro feito em solo nacional a contar com motor transversal.

Nesses 40 anos de história a marca produziu aqui 15 milhões de unidades, sendo que 3 milhões foram exportadas para mais de 30 países. O recordista de produção foi o Uno, que sozinho representou mais de 3,7 milhões de unidades saídas de Betim (MG). A fábrica, aliás, foi a primeira estabelecida fora do eixo Rio-São Paulo, com o início do projeto assinado em 1973.

Além do Toro e do Mobi, lançados neste ano, a Fiat planeja dar sequência em seu investimento de R$ 7 bilhões iniciado em 2010 que vai contemplar uma bela melhoria na planta mineira além do desenvolvimento de novos produtos, como um hatch e um sedã compactos que substituirão o Palio, Punto e a gama Siena.

Para comemorar o aniversário, a Fiat divulgou um interessante material que lista as 40 inovações que a marca introduziu no Brasil ao longo dos anos. Confira cada uma delas na galeria abaixo:

 
 
Fiat 147 de 1976, o primeiro carro do segmento com pneus radiais e para-brisa laminado
 
Fiat 147 de 1976, o primeiro carro do segmento com pneus radiais e para-brisa laminado
Fiat 147 de 1976, o primeiro carro do segmento com pneus radiais e para-brisa laminado
O Fiat 147 de 1976 também foi o primeiro carro produzido no país com motor transversal
 
O Fiat 147 de 1976 também foi o primeiro carro produzido no país com motor transversal
O Fiat 147 de 1976 também foi o primeiro carro produzido no país com motor transversal
Assinatura da Acordo de Comunhão em 1973, que lançou as bases da fábrica da Fiat em MG, a primeira fora do eixo Rio-SP
 
Assinatura da Acordo de Comunhão em 1973, que lançou as bases da fábrica da Fiat em MG, a primeira fora do eixo Rio-SP
Assinatura da Acordo de Comunhão em 1973, que lançou as bases da fábrica da Fiat em MG, a primeira fora do eixo Rio-SP
O Fiat 147 Furgão, de 1977, estreou esse tipo de carro no Brasil, o qual era comum na Europa
 
O Fiat 147 Furgão, de 1977, estreou esse tipo de carro no Brasil, o qual era comum na Europa
O Fiat 147 Furgão, de 1977, estreou esse tipo de carro no Brasil, o qual era comum na Europa
A primeira picape derivada de carro de passeio foi a 147 Pick-up de 1978
 
A primeira picape derivada de carro de passeio foi a 147 Pick-up de 1978
A primeira picape derivada de carro de passeio foi a 147 Pick-up de 1978
O Fiat 147 de 1976 foi o primeiro carro nacional com coluna de direção articulada
 
O Fiat 147 de 1976 foi o primeiro carro nacional com coluna de direção articulada
O Fiat 147 de 1976 foi o primeiro carro nacional com coluna de direção articulada
Fiorino Furgão, apresentado como o menor caminhão do mundo em 1980
 
Fiorino Furgão, apresentado como o menor caminhão do mundo em 1980
Fiorino Furgão, apresentado como o menor caminhão do mundo em 1980
O primeiro carro nacional movido a etanol foi o Fiat 147 em 1979
 
O primeiro carro nacional movido a etanol foi o Fiat 147 em 1979
O primeiro carro nacional movido a etanol foi o Fiat 147 em 1979
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
 
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
Em 1984 o Fiat Uno inaugura o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro
O Fiat Prêmio, de 1985, foi o primeiro carro nacional com computador de bordo
 
O Fiat Prêmio, de 1985, foi o primeiro carro nacional com computador de bordo
O Fiat Prêmio, de 1985, foi o primeiro carro nacional com computador de bordo
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
 
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
Primeiro carro popular com motor 1.0 nacional, o Fiat Uno Mille
Fiat Tempra 16V de 1993, o primeiro carro nacional com motor de 4 válvulas por cilindro
 
Fiat Tempra 16V de 1993, o primeiro carro nacional com motor de 4 válvulas por cilindro
Fiat Tempra 16V de 1993, o primeiro carro nacional com motor de 4 válvulas por cilindro
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
 
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
Uno Turbo de 1994, o primeiro carro nacional com motor turbo de fábrica
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
 
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
Uno Mille ELX 1994, primeiro compacto a oferecer ar-condicionado de fábrica
O Mille On Line de 1994 foi o primeiro sistema eletrônico de encomenda de carro
 
O Mille On Line de 1994 foi o primeiro sistema eletrônico de encomenda de carro
O Mille On Line de 1994 foi o primeiro sistema eletrônico de encomenda de carro
O Fiat Tipo de 1996 foi o primeiro carro nacional a oferecer airbag
 
O Fiat Tipo de 1996 foi o primeiro carro nacional a oferecer airbag
O Fiat Tipo de 1996 foi o primeiro carro nacional a oferecer airbag
Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS
 
Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS
Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS
Lançado em 1996, o programa Autonomy faz da Fiat a primeira montadora a oferecer carros adaptados de fábrica para deficientes
 
Lançado em 1996, o programa Autonomy faz da Fiat a primeira montadora a oferecer carros adaptados de fábrica para deficientes
Lançado em 1996, o programa Autonomy faz da Fiat a primeira montadora a oferecer carros adaptados de fábrica para deficientes
A Fiat foi a primeira fabricante a oferecer o certificado ISO 14001 de gestão ambiental em 1997
 
A Fiat foi a primeira fabricante a oferecer o certificado ISO 14001 de gestão ambiental em 1997
A Fiat foi a primeira fabricante a oferecer o certificado ISO 14001 de gestão ambiental em 1997
O Fiat Marea de 1998 é o primeiro carro produzido no Brasil a oferecer motor de 5 cilindros
 
O Fiat Marea de 1998 é o primeiro carro produzido no Brasil a oferecer motor de 5 cilindros
O Fiat Marea de 1998 é o primeiro carro produzido no Brasil a oferecer motor de 5 cilindros
Em 1998 o Fiat Siena torna-se o primeiro automóvel 1.0 brasileiro a contar com câmbio de 6 marchas
 
Em 1998 o Fiat Siena torna-se o primeiro automóvel 1.0 brasileiro a contar com câmbio de 6 marchas
Em 1998 o Fiat Siena torna-se o primeiro automóvel 1.0 brasileiro a contar com câmbio de 6 marchas
Em 1999 a Fiat lança a Palio Weekend Adventure e cria o estilo aventureiro que caiu no gosto do brasileiro
 
Em 1999 a Fiat lança a Palio Weekend Adventure e cria o estilo aventureiro que caiu no gosto do brasileiro
Em 1999 a Fiat lança a Palio Weekend Adventure e cria o estilo aventureiro que caiu no gosto do brasileiro
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
 
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
O Fiat Brava de 1999 é o primeiro carro nacional que pode ser adquirido via internet
 
O Fiat Brava de 1999 é o primeiro carro nacional que pode ser adquirido via internet
O Fiat Brava de 1999 é o primeiro carro nacional que pode ser adquirido via internet
O Fiat Marea de 1999 é o primeiro carro produzido no Brasil com airbag lateral
 
O Fiat Marea de 1999 é o primeiro carro produzido no Brasil com airbag lateral
O Fiat Marea de 1999 é o primeiro carro produzido no Brasil com airbag lateral
Em 2000, o Fiat Ducato é a primeira van de grande porte fabricada no Brasil
 
Em 2000, o Fiat Ducato é a primeira van de grande porte fabricada no Brasil
Em 2000, o Fiat Ducato é a primeira van de grande porte fabricada no Brasil
O Palio Fire 2002 é o primeiro carro 1.0 flex do Brasil
 
O Palio Fire 2002 é o primeiro carro 1.0 flex do Brasil
O Palio Fire 2002 é o primeiro carro 1.0 flex do Brasil
Em 2002, o Fiat Stilo passa a ser o primeiro carro fabricado no Brasil a oferecer 8 aribags
 
Em 2002, o Fiat Stilo passa a ser o primeiro carro fabricado no Brasil a oferecer 8 aribags
Em 2002, o Fiat Stilo passa a ser o primeiro carro fabricado no Brasil a oferecer 8 aribags
O Fiat Stilo 2004 é o primeiro carro feito no Brasil com sistema Bluetooth de viva-voz para celular
 
O Fiat Stilo 2004 é o primeiro carro feito no Brasil com sistema Bluetooth de viva-voz para celular
O Fiat Stilo 2004 é o primeiro carro feito no Brasil com sistema Bluetooth de viva-voz para celular
O Siena Tetrafuel de 2006 é o primeiro carro do mundo que pode ser abastecido com quatro combustíveis: gasolina, etanol, GNV e gasolina pura
 
O Siena Tetrafuel de 2006 é o primeiro carro do mundo que pode ser abastecido com quatro combustíveis: gasolina, etanol, GNV e gasolina pura
O Siena Tetrafuel de 2006 é o primeiro carro do mundo que pode ser abastecido com quatro combustíveis: gasolina, etanol, GNV e gasolina pura
O Fiat Punto 2007 é o primeiro carro da marca com o sistema multimídia Blue
 
O Fiat Punto 2007 é o primeiro carro da marca com o sistema multimídia Blue
O Fiat Punto 2007 é o primeiro carro da marca com o sistema multimídia Blue
O Fiat Palio Weekend Adventure Locker, em 2008, é o primeiro carro feito no Brasil a contar com diferencial blocante para o eixo dianteiro
 
O Fiat Palio Weekend Adventure Locker, em 2008, é o primeiro carro feito no Brasil a contar com diferencial blocante para o eixo dianteiro
O Fiat Palio Weekend Adventure Locker, em 2008, é o primeiro carro feito no Brasil a contar com diferencial blocante para o eixo dianteiro
Fiat Strada 2009, a primeira picape compacta com cabine dupla
 
Fiat Strada 2009, a primeira picape compacta com cabine dupla
Fiat Strada 2009, a primeira picape compacta com cabine dupla
O conceito Fiat Mio de 2010 é o primeiro protótipo do mundo desenvolvido na plataforma Creative Commons
 
O conceito Fiat Mio de 2010 é o primeiro protótipo do mundo desenvolvido na plataforma Creative Commons
O conceito Fiat Mio de 2010 é o primeiro protótipo do mundo desenvolvido na plataforma Creative Commons
A Fiat foi a primeira fabricante a encaminhar todos os resíduos para reciclagem e reutilização em 2011
 
A Fiat foi a primeira fabricante a encaminhar todos os resíduos para reciclagem e reutilização em 2011
A Fiat foi a primeira fabricante a encaminhar todos os resíduos para reciclagem e reutilização em 2011
Primeira picape com cabine dupla e terceira porta, no caso a Strada em 2013
 
Primeira picape com cabine dupla e terceira porta, no caso a Strada em 2013
Primeira picape com cabine dupla e terceira porta, no caso a Strada em 2013
A Fiat atinge em 2015 o índice de 99,4 de reúso de água, um recorde no setor
 
A Fiat atinge em 2015 o índice de 99,4 de reúso de água, um recorde no setor
A Fiat atinge em 2015 o índice de 99,4 de reúso de água, um recorde no setor
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |