A Fiat aproveitou a curiosidade que o nome de um novo veículo causa em fãs de automóveis para criar um “buzz” antes da revelação da versão sedã do Argo, que deve chegar ao mercado no início de 2018. O que ela não contava é que o jornal O Estado de São Paulo descobriria o nome antes da revelação nesta sexta-feira: Cronos, segundo revelou o jornal e confirmado por fontes do site Autos Segredos. Nesta sexta, a marca confirmou que o modelo será batizado de Cronos.

Conhecido pelo código X6S, o sedã compacto é a aposta da marca para enfrentar modelos como o Prisma, HB20S e o futuro Virtus, da Volkswagen. Como se sabe, a Fiat decidiu abandonar nomes consagrados do passado como Siena ou Palio para buscar uma renovação de imagem.

A ação nas redes sociais envolve as filiais brasileira e argentina. No país vizinho a marca está fazendo uma contagem regressiva até esta sexta-feira quando o nome será anunciado. Enquanto isso, tem dado algumas dicas e estimulado os internautas a sugerir nomes – o vencedor ganhará uma viagem para a Itália. Até esta quarta-feira, duas informações haviam sido compartilhadas: a primeira diz que “uns querem vencê-lo, outros só querem apreciá-lo”, já a segunda garante que a letra “h” não está no nome - em algumas línguas, Chronos utiliza a letra.

No Brasil, a Fiat preferiu fazer uma brincadeira com os memes que colocam o Uno Mille usado por empresas de telefonia em uma corrida maluca. Para quem não sabe, esses veículos são conhecidos nas ruas por correrem demais e abusarem das regras de trânsito, daí a associação com um carro de corrida.

O resultado da “disputa” será revelado nesta sexta, é claro, mas a montadora já deu uma dica de cara: são seis carros que darão seis voltas num circuito. E "Cronos" tem seis letras.

Nome do passado

Apesar de registrar seus nomes no INPI (Instituto de Propriedade Intelectual) a FCA não deu entrada na marca "Cronos" até agora, algo que deve ocorrer em breve, provavelmente. O Cronos deve ter um estilo próprio, desgarrado do Argo para evitar que um prejudique o outro: com raras exceções, modelos que têm versões hatch e sedã acabam sendo conhecidos por uma delas apenas.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/