Nissan Leaf e Chevrolet Volt largaram na frente como os primeiros elétricos a chegarem às lojas dos EUA. Terão até o final do ano para se consolidarem no mercado, já que a Ford lançará antes que 2011 acabe o Focus movido a eletricidade. A estreia do modelo ocorre na Consumer Electronics Show, uma feira de eletrônicos que ocorre em Las Vegas, antecipando a novidade para o Salão de Detroit.

Ao contrário do Leaf, que usa uma plataforma própria, o Focus EV é baseado no modelo "convencional". Isso, segundo a Ford, garante ao elétrico uma dirigibilidade bem próxima ao do carro a combustão, considerado (nas três gerações) uma referência em prazer ao dirigir. Além disso, há benefícios mercadológicos, já que potenciais consumidores de um elétrico teriam mais confiança em um nome já existente no mercado. A mesma estratégia adotou a Volkswagen com o Golf.

Ainda de acordo com a Ford, o Focus EV é impulsionado por um motor abastecido por baterias de íon de lítio, gerando uma potência equivalente a 123 cv. Abastecido numa tomada de 240 V, suas baterias levam três horas para recarregar – que é metade do tempo que gasta o Leaf. Sua autonomia é de 160 km, enquanto a velocidade máxima chega a 135 km/h.
 
Sua chega aos EUA é prevista para o final de 2011, com as vendas no mercado europeu tendo início em 2012.

Rodrigo Mora

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