A equipe Ford WRC team, escuderia oficial da marca, apresentou nesta segunda-feira (14) o New Fiesta RS World Rally Car nas cores do time para a temporada 2011 do Campeonato Mundial de Rali (WRC). O carro, que terá ao volante o piloto finlandês Mikko Hirvonen, tem a dura missão de frear a supremacia da Citroën na categoria, que detém sete títulos, todos conseguidos pelo piloto francês Sébastien Loeb. Outro rival do Fiesta será o MINI Countryman WRC. Porém, a marca inglesa retorna ao WRC somente em 2012.

Neste ano o regulamento do WRC mudou bastante, o que forçou a Ford a abrir mão do Focus, assim como a Citroën, que substituiu o vitorioso C4 pelo DS3. Mas o New Fiesta de rali também tem atributos para seguir forte na disputa. Seu motor 1.6 turbo pode chegar a 300 cv e a tração é integral. Além desses detalhes, o carro também é significativamente mais leve que o convencional e conta com uma rígida gaiola de proteção interna, para o caso de acidentes.

“Os designers e engenheiros da Ford trabalharam de modo estreito e eficiente com os especialistas da nossa parceira M-Sport. O objetivo foi, naturalmente, produzir um carro capaz de disputar o título mundial, mas, também, que pudesse refletir a beleza do estilo de design Kinetic, que identifica os veículos atuais da marca”, revelou Gerard Quinn, chefe da área de competição da Ford Europa.

O New Fiesta RS WRC fará parte de uma nova era do campeonato mundial, que nesta temporada adota uma nova fórmula de controle de custos e eficiência. Segundo a Ford, o modelo de competição continuará em testes até sua estreia no Rali da Suécia, que abre a temporada do WRC de 10 a 13 de fevereiro.

Thiago Vinholes

|