Com um projeto para desenvolver carros autônomos que já existe há 10 anos, a Ford anunciou um passo importante para o avanço desta tecnologia: a fabricante recebeu autorização do governo do Estado da Califórnia (EUA) para testar seu Fusion híbrido pelas ruas e avenidas. O Estado norte-americano é um dos poucos a contar com um programa de testes destinado especialmente a veículos do tipo.

A Ford conta com um centro de pesquisa e desenvolvimento em Palo Alto que já possui mais de 100 pessoas trabalhando para impulsionar a tencologia. A nova fase do projeto é muito importante, já que permitirá analisar na prática a interação do carro com pedestres e outras situações da “vida real”.

Um carro autônomo conta com um intrincado sistema de sensores e câmeras que permitem monitorar tudo o que ocorre ao redor do veículo, incluindo a indicação de placas, pessoas ao redor e outros veículos. Por isso a nova etapa de validação é um ponto crucial do projeto.

Segundo Mark Fields, presidente e CEO da Ford, a empresa “está atraindo uma série de talentos ao redor do mundo para explorar e desenvolver soluções de mobilidade para o futuro. Queremos pessoas interessadas em fazer a vida das pessoas melhor mudando o jeito como o mundo se move”, finaliza o executivo.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |