Ford confirma novos Edge e Ranger para 2016 no Brasil

Modelos estão expostos no estande da marca em Frankfurt e devem desembarcar no Brasil no primeiro semestre

Ford Ranger 2016 em versão para os europeus | Imagem: iG

O estande da Ford no Salão de Frankfurt está repleto de novidades e algumas delas serão lançadas em breve no mercado brasileiro. A principal é a nova geração do SUV Edge, que começa a ser vendido por aqui no primeiro semestre do ano que vem, de acordo com a própria montadora, com preços provavelmente na faixa dos R$ 160 mil – a antiga versão do crossover já deixou de ser importada e nem se encontra mais no estoque da marca.

O novo Ford Edge nada tem a ver com o modelo anterior. O visual agora está mais esportivo, enquanto o interior lembra o sedã Fusion (que emprestou sua plataforma ao novo utilitário). Entre os itens de série, há direção adaptativa, sistema auto start/stop, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa e de tráfego cruzado, nova versão do assistente de estacionamento, entre outros. Por isso, o modelo agora também será vendido na Europa, mercado onde não havia chegado na geração anterior.

Na motorização, o novo Edge deve trazer o 2.0 litros EcoBoost, com turbo e injeção direta de gasolina, que entrega 250 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, com câmbio automático SelectShift de seis marchas. Lá fora, o modelo dispõe ainda o 3.5 V6 de 280 cv e 2.7 V6 de 315 cv, mas o propulsor menor é o mais cotado por pagar menos impostos.

A Ford mostrou ainda a nova Ranger, que também se prepara para estrear no Brasil. A versão reestilizada da picape média deve começar a ser vendida em nosso País no final do primeiro semestre, provavelmente pela mesma faixa de preço da atual, que custa de R$ 80,5 mil a R$ 149,7 mil.

A linha 2016 da Ford Ranger traz faróis redesenhados e com projetores, grade com formato trapezoidal, para-choque com novo formato e novas rodas. O interior foi totalmente renovado e agora traz um painel mais moderno, com direito a um novo painel de instrumentos com duas telas TFT e a segunda geração do sistema de entretenimento SYNC.

Everest distante

O modelo SUV, batizado de Everest, que começou a ser vendido recentemente lá fora, não deve ser lançado no Brasil. O motivo é um possível conflito interno com o Edge, já que o utilitário-esportivo de sete lugares seria oferecido com praticamente os mesmos preços do novo crossover.

Quanto ao Mustang, ainda não está confirmada a sua vinda ao nosso mercado. No entanto, é bastante provável que o muscle-car comece a ser importado já em meados de 2016 para fazer frente ao Chevrolet Camaro, que reina sozinho no mercado de muscle-cars e pode estrear sua nova geração por aqui também no ano que vem.