Produzida há 16 anos, a picape Courier deixou de ser produzida em janeiro deste ano. Apesar do volume de vendas ser razoável (em torno de 600 unidades por mês), o utilitário deixou de ser produzido para abrir espaço para a produção do New Fiesta, lançado em maio deste ano.

A Courier surgiu como uma variação utilitária da terceira geração do Fiesta, que foi lançada na Europa em 1996. O modelo chegou ao Brasil em 1997 e teve apenas um facelift de meia vida, no ano 2000. Desde então o veículo, que substituiu a antiga Pampa, nunca mais recebeu atualização alguma. Atualmente, os modelos em estoques estão à venda pelo valor inicial de R$ 27.290.

Ka será mantido em linha

Ao contrário do que fontes ouvidas pelo AUTOO informaram, o Ka segue em produção em São Bernardo do Campo, mas suas vendas  têm caído recentemente. O modelo mais barato da Ford vendia uma média de 4,8 mil unidades por mês no ano passado e em 2013 tem emplacado em média 2,8 mil carros - em junho foram apenas 1.500 exemplares.

É esperado que o Ka tenha uma terceira geração, que também deve se tornar mais um carro global da Ford e ser oferecido em diferentes partes do mundo com configurações semelhantes. Já a Courier não terá um substituto, ao menos não tão cedo.

Thiago Vinholes

Thiago Vinholes |