Se no começo dos anos 2000 coube ao Ford EcoSport inaugurar o segmento dos SUVs compactos, uma categoria que sequer a Ford iria imaginar que se tornaria tão forte como é hoje, a estreia de cada vez mais competidores ofuscou o brilho do precursor EcoSport.

Na linha 2018, a Ford promete dar muito mais fôlego para que o EcoSport volte a figurar entre os modelos mais vendidos da categoria, posição que ocupou, sozinho, durante muito tempo.

As equipes de engenharia e design da fabricante fizeram a lição de casa com louvor, analisando os pontos fortes e fracos de modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, dentre outros. Com tudo isso na mesa, a Ford preparou uma repaginada bem profunda no EcoSport, que no modelo fabricado no Brasil, como é “lei”, manteve o estepe fixado na traseira ao contrário do que ocorre na Europa e EUA por uma questão de preferência dos consumidores de cada região.

Por fora, as principais novidades no Ford EcoSport 2018 concentram-se na dianteira. Os destaques vão para a grade frontal bem destacada e sintonizada com o novo design adotado pela marca, além dos faróis redesenhados. Os dois caíram bem ao modelo e o resultado geral agrada. 

A principal atração do SUV, contudo, vai para o interior. O banho de loja proporcionado pela Ford fez muito bem ao modelo. O AUTOO conferiu de perto o novo EcoSport 2018 durante a avant-première que a Ford promoveu na Argentina e o resultado nos agradou.

A versão topo de linha Titanium foi exibida aos olhares da imprensa especializada sul-americana e para vários convidados, e nela se destacou a nova opção de revestimento bege claro para o interior. A cor figura no revestimento de couro dos bancos, laterais de portas, dentre outros, conferindo uma atmosfera bem acolhedora e mais caprichada ao habitáculo do SUV. Ainda não se sabe se a tonalidade será uma opção para o EcoSport Titanium 2018 ou se o padrão será único para a configuração mais cara do modelo.

 

O volante é novo e engloba comandos do sistema de som, controlador de velocidade, dentre outros. Além disso, todo o painel e o console central foram aprimorados. A sensação é que o carro saltou uma geração internamente tamanha é a profundidade das mudanças.

Ainda na cabine, o ponto alto da linha 2018 do Ford EcoSport fica com a adoção da central multimídia Sync 3 pelo menos nas versões mais caras como a Titanium. Além da comodidade e segurança que os comandos por voz oferecem, ela permite controlar várias funções do carro pela generosa tela destacada no centro do painel. Trata-se do mesmo sistema operacional presente em modelos bem mais caros, como o Fusion, uma das razões para que a marca quisesse exibir com orgulho esse novo item do EcoSport. Em tempos onde os consumidores demandam cada vez mais carros com bons recursos de conectividade, seguramente a central multimídia Sync 3 será um dos atributos de venda do EcoSport 2018. 

Como já era esperado, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, confirmou que caberá ao EcoSport 2018 estrear o novo motor 1.5 tricilíndrico de 137 cv no Brasil. O propulsor se juntará ao 2.0 de 175 cv e ambos contarão com versões automáticas. A grande novidade é que a Ford vai abandonar o malfadado câmbio de dupla embreagem por uma caixa automática com conversor de torque, que promete ser mais robusta do que a transmissão PowerShift e seu legado de problemas.

Segundo conseguimos apurar, o Ford EcoSport 2018 começará a ser oferecido em regime de pré-venda no fim de julho, com a chegada às lojas prevista para agosto. Os preços e demais informações técnicas só serão divulgados mais perto do lançamento. Com todas essas mudanças, o Ford EcoSport tem tudo para avançar algumas posições no ranking de vendas.

 
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/