Há mais de 10 anos, quando criou o segmento dos SUVs compactos com o EcoSport, talvez a Ford não imaginasse que o sucesso do modelo seria tão rápido e perene. Demorou, mas concorrência chegou com força e hoje toda a marca precisa ter um modelo no segmento para manter-se competitiva. Nada mais natural, portanto, que o EcoSport perdesse espaço ao longo dos anos.

Mas agora o modelo parece voltar com força total ao mercado. A Ford decidiu oferecer o EcoSport também nos EUA, mercado onde ele pode ser considerado “subcompacto”, e para tornar o momento ainda mais importante aproveitou para revelar o facelift do SUV na terra do Tio Sam. Vale destacar que o EcoSport por lá segue o padrão europeu, que não traz o estepe colocado na tampa traseira, algo que dificilmente será feito no Brasil, uma vez que essa é uma das marcas de estilo do modelo. 

A Ford, que parece entender muito bem o segmento até pelo maior tempo em que atua nele, finalmente resolveu diminuir a lista de argumentos para criticar o acabamento do modelo.

Pelo menos nos EUA, o novo EcoSport, que deverá estrear no Brasil sua linha 2018, ganhou até a opção de sistema de premium projetado pela Harman com 10 alto-falantes, incluindo um subwoofer na traseira, e 675W de potência oferecido na versão topo de linha Titanium.

Outro ponto positivo do SUV é a inclusão da central multimídia Sync 3, a mesma presente no Fusion, que conta com tela de 8”, os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além da prática operação por comandos por voz. O aplicativo FordPass permite aos donos do modelo destravar ou travas as portas do carro, além de localizar e até mesmo acionar a partida do SUV diretamente no celular.

Um carro pensado para o público jovem, o EcoSport comercializado nos EUA contará com duas portas USB para carregamento rápido de dispositivos, uma tomada 12V e outros dois pontos de carregamento, um com 12V e outro 110V colocado na parte traseira do console central e voltado aos passageiros do banco traseiro.

Pelo menos nos EUA, o novo EcoSport chegará ao mercado somente no começo de 2018, porém a estreia do modelo por aqui deverá ocorrer um pouco antes. O modelo norte-americano terá como opções os motores 1.0 EcoBoost e o 2.0 16V aspirado, ambos trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. A opção 2.0 contará com tração integral.

 
 
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |