O Focus já não será mais tão acessível a partir de 2010. A Ford lança amanhã, 17, a versão com motor 1.6 que até então era vendida na geração antiga de 1998. Com novo motor Sigma com bloco de alumínio e mais equipamentos, o hatch médio, no entanto, custará mais caro.

Se antes era possível levar a versão GL por cerca de R$ 42 mil ou menos, agora o preço dela é de R$ 49 900. mas o cliente levará a mais airbags frontais, computador de bordo, rádio com CD Player e MP3, rodas de liga leve e até volante com revestimento de couro – o anterior trazia apenas vidros dianteiros elétricos, direção e ar.

A versão GLX, com isso, ganha alguns detalhes visuais na cor do veículo e vidros traseiros elétricos. Seu preço é de R$ 51 400 ou R$ 52 400 se for acrescentado o ABS.

Desempenho e consumo pioraram

A chegada do leve e moderno motor Sigma, entretanto, não refletiu numa melhora de desempenho ou consumo. Ao contrário. Mesmo cerca de 4 cv mais potente e torque ligeiramente melhor, o médio acelera mais lentamente que o antigo e consome mais combustível – em torno de 1 km a cada litro consumido. Em compensação, a velocidade máxima aumentou, sobretudo usando gasolina: agora ele atinge 189 km/h.

Amanhã essas dúvidas serão sanadas, mas é possível supor que a causa possa ter a ver com o maior peso da nova geração do carro. A Ford começará a vender o Focus 1.6 a partir da 2ª quinzena de janeiro.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/