O Focus 2012 começa a ser vendido na Europa somente no próximo ano, mas sua produção já começou. A Ford abriu nesta segunda-feira (6) a primeira linha de montagem do carro na fábrica de Saarlouis, na Alemanha. A empresa ainda planeja fabricar o modelo, a partir de 2011, também na Rússia e Estados Unidos e em seguida na China e Tailândia. Sua importação para Brasil deve começar apenas em 2013, quando o modelo passará a ser fabricado na Argentina.

Segundo a montadora, a fábrica alemã recebeu um investimento de € 300 milhões para adaptar seu espaço à produção do novo Focus, que dividirá a linha de montagem com o crossover Kuga. Com mais de 6.500 empregados, a planta pode produzir 1.850 carros por dia em três turnos. Somente em Saarlouis,  a Ford já fez mais de 3,7 milhões de unidades do Focus, dos mais de 10 milhões fabricados ao redor do globo.

A terceira geração do Focus chega às revendas da Ford na Europa inicialmente apenas com o motor 1.6 Ecoboost, com recursos de turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, em versões de 150 cv e 180 cv. Espera-se que o modelo destinado ao mercado brasileiro seja produzido na Argentina. Porém, por aqui, o carro deve manter o motor da família Sigma.

Thiago Vinholes

|