Ford quer conectar a família

Para isso a marca transformou a van profissional Transit em veículo de lazer

Ford Transit Connect Family One | Imagem: Ford

Quem diria que um dia as marcas americanas pensariam em oferecer um veículo de transporte comercial como opção familiar? Os tempos mudaram mesmo porque é extamente isso que a Ford mostrará em Nova York na semana que vem durante o salão do automóvel da “Big Apple”.

Sinal que os gastões SUVs e mesmo as vans andam com a imagem arranhada pelo excesso de consumo é que a Transit, modelo famoso nas funções de furgão de carga e que acaba de chegar ao Brasil, foi pensada como veículo de lazer.

Além de ser bem mais econômica, a Transit tem um volume interno generoso para cinco passageiros. Daí a Ford desenvolveu o conceito Transit Connect, com novidades para agradar toda a família.

A criançada é a mais beneficiada: há videogames a bordo e compartimentos para armazenar patins, brinquedos e até um carrinho de bebê. A parte traseira também se transforma numa espécie de “acampamento” central, onde os pais podem armazenar os apetrechos de lazer, com cobertura retrátil e até rádios de comunicação para cada membro da família.

Para não se preocupar em perder as crianças num parque, por exemplo, a Transit Connect tem rastreadores nos rádios, que também funcionam nos equipamentos de bordo, úteis na hora de ir embora.

Conceito europeu

Se para os americanos, a ideia de utilizar um veículo comercial para o lazer é meio original, na Europa isso já é comum. As chamadas multivans, como o Doblò, da Fiat, e o Berlingo, da Citroën, já flertam com esse conceito há mais tempo.

Sinal que o projeto ainda precisa da aprovação popular é que a Ford apresentará a Transit Connect no salão apenas para sentir a receptividade do público. Se for aprovada, ela pode chegar ao mercado local em 2011.