Como você já conferiu aqui no AUTOO, a Ford já havia anunciado em maio deste ano a chegada do motor 1.0 EcoBoost ao país, em primeiro lugar na gama Fiesta.

A novidade será lançada na próxima segunda-feira (27), porém com a chegada das edições de julho das revistas semanais especializadas, a nova estratégia da Ford para seu hatch compacto premium já é conhecida.

Como era previsto, o motor 1.0 EcoBoost com 125 cv a 6.000 rpm e 17,3 kgfm a 1.400 rpm aceitará somente gasolina e vai figurar na versão topo de linha Titanium Plus por R$ 71.990. O propulsor com turbo e injeção direta vai trabalhar em conjunto com o câmbio de dupla embreagem PowerShift de 6 marchas. O valor representa um aumento de R$ 2.500 sobre a atual versão Titanium com motor 1.6 16V e a mesma transmissão. Vale destacar que o 1.0 EcoBoost chegará ao Brasil importado da Romênia, um dos motivos para justificar o reajuste no preço do hatch. 

Para lidar com o maior torque proporcionado pelo motor 1.0 turbo e após as frequentes reclamações de clientes, a Ford garante ter solucionado os problemas envolvendo a quebra da transmissão ao adotar um novo material para a embreagem e uma recalibração do conjunto.  

No momento, enquanto o 1.0 EcoBoost será oferecido somente no Fiesta e em uma versão cara demais, a fabricante descarta o investimento necessário para converter o propulsor para aceitar também etanol, porém, segundo o AUTOO apurou, isso deverá ocorrer no médio prazo. Bem eficiente, o motor também poderá ser oferecido no EcoSport e até mesmo no Focus, uma vez que a Volkswagen deverá adotar uma solução parecida para o Golf.

Voltando para o Fiesta, o hatch agora partirá de R$ 51.990 na versão SE 1.6, sendo que a gama passa a contar com uma nova opção intermediária SEL de R$ 58.790 com câmbio manual ou R$ 64.990 com a transmissão de dupla embreagem. Por fim, a configuração Titanium Plus também poderá ser adquirida com o 1.6 16V flex por R$ 70.690 com a caixa PowerShift. O motor 1.5, por sua vez, será oferecido na gama Fiesta apenas para frotistas.

Com um pacote de itens de série muito bom, o Fiesta 1.0 EcoBoost contará de série com ar-condicionado automático digital, 7 airbags, controles de estabilidade e tração, sensor de chuva, controlador de velocidade de cruzeiro, dentre outros recursos.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |