Um dos esportivos mais consagrados dos últimos tempos vai chegando ao fim – pelo menos na sua atual geração. Para celebrar o fim do Focus RS da segunda geração, a Ford desenvolveu o RS500, limitado (como o próprio nome diz) a 500 unidades.

Mas ao contrário do que ocorre com a maioria das edições de “despedida”, o Focus RS500 não se diferencia apenas pelo visual – que, aliás, ganhou pintura fosca, rodas pintadas em preto e pinças de freio vermelhas. O derradeiro esportivo teve seu motor 2.5 litros de cinco cilindros preparado para gerar 345 cv, ante 300 cv da versão “original”. Segundo a Ford, o RS500 faz de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, contra 5,9 do modelo anterior. A velocidade máxima fica em 260 km/h.

No interior, os detalhes em azul são substituídos pelo vermelho. Os bancos são do tipo concha e há uma placa no painel com o número de fabricação do carro. Apenas 20 países da Europa receberão o RS500, sendo que a Inglaterra ficará com a maioria, 101 unidades.

Rodrigo Mora

|