A Ford vai reparar os câmbios PowerShift defeituosos dos modelos New Fiesta, EcoSport e Focus (incluindo Titanium e Fastback), após uma série de reclamações por parte dos proprietários dos veículos. A fabricante foi notificada pela Fundação Procon-SP em 26/11/2015 e protocolou resposta em 18/12/15, reconhecendo que existem falhas no sistema e que irá realizar reparos.

Segundo os consumidores, o PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem apresenta mau funcionamento com trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema nos carros fabricados em 2013 e 2014. Essas falhas, ainda de acordo com os donos dos veículos, levam a trocas prematuras de kit de embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a troca das marchas ou lentidão na resposta do sistema. Há relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a possibilidade de engatar as marchas.

 
 
 
 

O reparo será realizado pela Ford sem custos ao consumidor e, além disso, a garantia será estendida de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Caso os veículos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160.000 km rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, eles deverão ser atendidos normalmente (e sem custos) com a realização de reparos ou troca do sistema.

Segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus. 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |