Fox 2016 passa a espelhar smartphones, mas não aceita Waze

Linha 2016 do Volkswagen traz central multimídia com MirroLink, CarPlay e Android Auto e motor 1.0 de 3 cilindros

Volkswagen Fox 2016 | Imagem: Divulgação

Aos poucos, o Fox vai assumindo uma posição mais elevada na gama da Volkswagen, a fim de ocupar o espaço deixado pelo Polo. Na metade do ano passado, o hatch compacto recebeu mudanças no visual externo, acabamento interno, lista de equipamentos e motorização. Agora, a montadora anunciou outras alterações para o modelo, que estreiam como novidades na linha 2016.

O principal atrativo do Volkswagen Fox 2016 são os sistemas de entretenimento “Composition Media” e “Discover Media”, que oferecem interatividade com smartphone e os sistemas MirrorLink, CarPlay e Android Auto. Com isso, o Volkswagen se posiciona como o primeiro modelo do Brasil a dispor dos novos recursos da Apple e Google.

Batizado de "App Connect", o recurso foi lançado mundialmente neste mês, porém, para surpresa geral, ele não aceita o aplicativo mais popular no trânsito, o Waze. Embora seja um navegador na essência, o Waze é também considerado uma rede social e, segundo o Contran, não pode funcionar nos carros na forma em que existe, onde o motorista é instado a interagir. O que a Volkswagen não soube explicar é que outras marcas usam o Waze normalmente, como é o caso da Suzuki.

Android Auto no segundo semestre

Apesar da ausência do Waze, o sistema da Volks pode acessar vários aplicativos dos principais smartphones do mercado, incluindo o iPhone (modelo 5 em diante), Samsung, LG e Sony Experia - os da Motorola, por exemplo, só  poderão ser usados quando a interface Android Auto chegar ao Brasil, o que deve ocorrer no segundo semestre.

São dois produtos oferecidos, o Composition Media que traz tela de 6,3 polegadas sensível ao toque e conectividade com smartphones pelo AppConnect. Já o Discover Media adiciona navegador GPS, com o MapCare (que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas diretamente pelo cliente durante toda a vida do veículo). O primeiro custa R$ 2.150 e o segundo, R$ 2.900. A boa notícia é que ele pode ser instalado em modelos anteriores do Fox, com exceção de algumas linhas mais antigas e que não têm preparação para ele. A má notícia é que para usá-lo é preciso conectá-lo na única entrada USB do carro.

Motor mais eficiente

Como era esperado, a Volks estendeu a utilização da família EA-211 de motores. Agora o 1.0 litro de 3 cilindros passa a equipar todas as versões - até então, o propulsor era oferecido somente no modelo eficiente BlueMotion. A unidade é capaz de desenvolver 75 cavalos de potência com gasolina e 82 cv com etanol, e torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Segundo a marca, 85% do torque está disponível a partir de 2.000 giros.

Este motor é dotado de bloco e cabeçote em alumínio, quatro válvulas por cilindro (sendo duas para admissão e duas para escape), cabeçote com comando de admissão variável, sistema de partida a frio “e-flex” que elimina o tanquinho de gasolina e duplo circuito de arrefecimento, permitindo temperaturas diferentes para o bloco e o cabeçote. Junto a ele está o câmbio manual MQ200 de cinco marchas, com relações longas.

O motor 1.6 16V de até 120 cavalos, com transmissão manual de seis velocidades, continua sendo uma exclusividade do Fox Highline e do CrossFox. As versões Trendline e Comfortline continuam com o 1.6 8V de 104 cv.

Além disso, o Fox Trendline, mais barato da linha, oferece ar-condicionado de série, além de direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade e travamento elétrico das portas. O modelo passa a usar o mesmo volante do Golf (antes uma exclusividade do Highline na linha do compacto). Tais novidades foram introduzidas também no BlueMotion.

Já o Comfortline, intermediário, dispõe dos dois novos sistemas de entretenimento como opcional. Por fim, o Highline e também o pseudo-aventureiro CrossFox trazem mudanças na gama de opcionais. As versões oferecem o novo sistema Composition Media, pacote Elegance (com acabamento interno em couro native, teto solar e rodas aro 16) e modo Tecnológico (com controle de cruzeiro, sensores de luz e chuva, faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Discover Media e retrovisor interno eletrocrômico).

O novo Volkswagen Fox será oferecido em quatro novas cores: três metálicas (Prata Tungstênio, Cinza Platinum e Azul Silk) e uma perolizada (Preto Mystic). Ao todo, a linha Fox (incluindo o CrossFox) conta com 14 opções de cores e oferece garantia de três anos.

Confira os preços do Fox 2016:

Fox Trendline 1.0 – R$ 42.890 (R$ 4.890 a mais)
Fox Comfortline 1.0 – R$ 45.490 (R$ 4.910)
Fox BlueMotion 1.0 – R$ 45.790 (R$ 5.890)
Fox Trendline 1.6 – R$ 46.390 (R$ 4.010)
Fox Comfortline 1.6 – R$ 48.990 (R$ 4.620)
Fox Highline 1.6 – R$ 53.490 (R$ 1.710)
Fox Pepper 1.6 – R$ 54.120 (R$ 1.010)
CrossFox 1.6 – R$ 62.490 (R$ 1.040)