Futuro nacional, novo BMW X1 começa a ser vendido

Segunda geração do SUV da BMW tem preço inicial de R$ 166.950
BMW X1 2016

BMW X1 2016 | Imagem: Divulgação

Confirmado para estrear na linha de produção da BMW em Araquari (SC) a partir de março, o novo X1 acaba de fazer sua estreia no mercado brasileiro. Por enquanto importado da Alemanha, o utilitário-esportivo já está na segunda geração e chega nas versões sDrive20i, sDrive20 X-Line e xDrive25i, com preços de R$ 166.950, R$ 179.950 e R$ 199.950, respectivamente. 

O novo BMW X1 é construído na nova plataforma da empresa, que já equipa a minivan Série 2 Active Tourer e o compacto MINI Cooper. Ou seja, o modelo agora dispõe de tração dianteira ou integral na versão mais cara. Além disso, o SUV ficou maior que a geração anterior na altura e na largura, com 23 mm e 53 mm a mais, respectivamente. Com isso, foram beneficiados o espaço interno, com 74 mm a mais no espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, e o porta-malas, agora de 505 litros ou 1.505 l com os bancos traseiros rebatidos.

Quanto ao motor, todas as versões do X1 dispõem de um 2.0 litros TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina. No entanto, na configuração sDrive20i, a unidade entrega 192 cavalos de potência, a 5.000 rpm, e 28,5 kgfm de torque, a 1.250 rpm, enquanto o modelo xDrive25i oferece 234 cv, a 5 mil giros, e 35,7 kgfm, a 1.250 rpm. Ambos os modelos trazem câmbio automático de oito marchas, sendo que somente o último conta com tração xDrive, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Entre os equipamentos, há seis airbags, controles de estabilidade e tração, faróis com tecnologia full-LED, pneus run flat, sistema multimídia (com tela de 6,5 polegadas e BMW ConnectedDrive com serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e BMW TeleServices), Driving Experience Control com Eco Pro, função Auto Start/Stop, tecnologia de recuperação de energia de frenagem, volante esportivo com paddle shifts, sensores de estacionamento traseiro e de chuva com acionamento automático dos faróis baixos e rodas de liga-leve de 18 polegadas.

A versão sDrive20i X-Line se diferencia pelo teto solar panorâmico, bancos com ajustes elétricos, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e porta-malas com fechamento eletrônico. Por fim, o xDrive25i Sport incorpora rodas aro 19 e som HiFi.

Os três modelos estão disponíveis em cinco opções de cores externas, sendo duas sólidas (Branco Alpino e Preto II) e três metálicas (Preto Safira, Prata Glacier e Cinza Mineral). No acabamento interno, as versões sDrive20i contam com duas opções de revestimento Sensatec (preto e bege), enquanto o xDrive25i traz acabamento Sensatec preto e bancos esportivos.