Estacionamento é um caos em boa parte do mundo – quem nunca ficou um bom tempo procurando por uma vaga para estacionar seu carro? De olho nessa situação, uma empresa suíça lançou há pouco mais de dez anos no mercado o Cardok, equipamento que pode simular uma garagem em casas que oferecem um espaço limitado a ponto de impedir a construção de uma garagem convencional.

O Cardok pode ser uma grande solução ainda mais em casos de famílias com dois carros, ou até mesmo uma garagem e um barco, por exemplo. Trata-se de um estacionamento subterrâneo capaz de comportar até dois veículos. O equipamento traz um sistema hidráulico com força suficiente para suportar até 8 toneladas em cada plataforma, de acordo com a versão. A operação dura apenas 30 segundos e pode ser realizada através de um controle remoto.

 
 
Cardok Cardok
Cardok Cardok
Cardok Cardok
Cardok Cardok
Cardok Cardok
Cardok Cardok
Cardok Cardok
 
 

Há diversas versões disponíveis. A Multi traz comprimento duplo, largura dupla ou altura dupla, para comportar dois veículos. Já a Mono é mais simples, com capacidade para apenas um carro, mas mantém a aparência exterior do jardim da residência. A Bipark, por sua vez, permite armazenar dois veículos na superfície da casa ou empresa, ou se a altura permitir, em um estacionamento subterrâneo.

A empresa oferece ainda sistemas sem o intuito de “esconder” o carro. A CarLift permite que os clientes acessem suas garagens porão utilizando um elevador ao invés de uma rampa convencional. Por fim, a CarTurn consistente em uma plataforma giratória para manobrar os veículos em espaços complexos.

De acordo com a empresa, o Cardok é feito sob medida, de acordo com a necessidade do cliente e do tamanho do automóvel. O processo de fabricação do equipamento leva cerca de 14 semanas (ou três meses meio, para ser mais preciso), enquanto sua instalação na residência do cliente é realizada em cinco dias. O preço varia de 47 mil a 55 mil euros, algo em torno de R$ 152 mil a R$ 178 mil. 

Redação

Redação |