Apresentado no Salão de Genebra, o conceito da nova Zafira atraiu olhares de todos, ainda que carro bonito não faltasse no evento suíço. Felizmente, a General Motors manteve praticamente intacto o visual da minivan na versão de produção, que acaba de estrear no mercado europeu. O atual modelo, no entanto, continua na ativa – para diferenciá-los, a montadora batizou o novo carro de Zafira Tourer. Na Inglaterra, a novidade chega sob a bandeira da Vauxhall, enquanto no restante da Europa ela é Opel.

Na frente, destaque para os faróis, que invadem o para-choque e parecem formar uma só peça, e o para-brisa, que praticamente se funde ao teto solar panorâmico. Internamente, a Zafira Tourer oferece mais espaço em relação à minivan atual, graças ao comprimento 19 cm mais longo. Colabora para um melhor aproveitamento interno o sistema Flex7, composto por sete bancos, onde a terceira fileira pode ser “guardada” no assoalho, enquanto a segunda tem assentos individuais.  Quanto ao porta-malas, a capacidade subiu de 645 para 710 litros quando a terceira fileira está recolhida. A nova Opel Zafira Tourer é impulsionada por motores 1.4 (turbo) e 1.8, ambos a gasolina, e outro 2.0, a diesel.

A nova Zafira, infelizmente, não virá para o Brasil. Por aqui, a Chevrolet terá o projeto PM7, que substituirá também a Meriva.

Rodrigo Mora

|