Os carros conceitos não vêm ao mundo somente a passeio. O Opel Zafira Tourer Concept, modelo que será apresentado no Salão de Genebra, em março, é uma boa amostra do que a GM prepara para as próximas gerações de suas minivans. Praticamente finalizado, o carro ganha sua versão final no segundo semestre, substituído a Zafira atual na Europa, modelo que difere pouca visualmente em relação a versão disponível no Brasil desde 2001.

A frente do conceito tem os arrojados faróis em V, nova característica estética da Opel, e linhas mais fluidas e arredondas. A traseira também inova no conjunto óptico com lanternas prolongadas até a tampa do porta-malas. No geral, o modelo mantém o formato “caixote”, como manda a etiqueta do segmento. O interior apresentado, contudo, vai além de seu tempo. Os bancos e painel são do tipo “nave espacial”, detalhes que dificilmente serão mantidos no modelo final.

Alinhada as tendências atuais, a Opel ainda quer conectar os passageiros ao carro. Na Zafira Tourer, smarthphones e tablets podem ser conectados e fazem parte da “paisagem” na cabine. Já o painel tem uma grande tela sensível ao toque no centro, outro item que deve ser descartado quando o carro se tornar realidade. Oveículo familiar também já tem motor, no caso o bloco 1.4 turbo com tecnologia Start/Stop para poupar combustível.

E a nova Zafira no Brasil?

Esqueça o carro das imagens, pois essa Zafira não será vendida no Brasil. Por aqui, a GM planeja de uma só vez substituir a minivan e sua irmã menor Meriva com apenas um novo carro. Esperado para o final de 2012, o modelo já roda em testes pelo país com o codinome PM7.

Thiago Vinholes

|