A General Motors começou a revelar o novo Malibu por partes, prática já comum no meio automobilístico. A montadora divulgou nesta quinta-feira (31) a primeira imagem teaser do sedã, mais precisamente o detalhe da lanterna no lado esquerdo da porção traseira. Como antecipou a projeção do AUTOO, o modelo terá o conjunto óptico de trás muito semelhante ao da versão moderna do Camaro. O lançamento da nova geração do veículo está programado para os Salão de Xangai, na China, e o de Nova York, nos Estados Unidos, ambos marcados para acontecer em abril.

Alinhado às tendência atuais, a lanterna possui leds no lugar de lâmpadas halógenas convencionais, recurso que consome menos energia e tem vida útil superior. A GM ainda afirma que o Malibu 2012 será mais largo e seu design terá um perfil mais jovial. A plataforma do veículo, ainda de acordo com a marca, é a mesma usada no sofisticado Opel Insignia e as opções de motores serão os blocos 2.4 Ecotec (da linha atual, mas revisado) e o 2.0 Turbo, os dois associados a uma única versão de transmissão automática sequencial de 6 marchas.

Em comunicado, a GM também revelou que a oitava geração do Malibu será vendida em mais de 100 países nas Américas, Europa, Ásia, Oceania e África. “Ele foi projetado desde o início para atender às necessidades de diferentes clientes ao redor do mundo”, revelou Rick Scheidt, vice-presidente da Chevrolet, na nota oficial da marca. A princípio, o carro será fabricado na China e nos EUA, mas outros pontos de produção também são cogitados pela montadora.

Com o lançamento do modelo renovado no mercado norte-americano, algo previsto somente para o segundo semestre deste ano, o Malibu atual em breve deve sair de linha nos EUA para ceder seu espaço na linha de montagem à nova geração. No Brasil, o sedã atualizado deve chegar somente em meados de 2012.

Thiago Vinholes

|