A divisão coreana da General Motors apresentou nesta quinta-feira (31) no Salão de Seul o conceito Miray. Classificado pela marca como um veículo esportivo híbrido, o carro possui dois motores elétricos de 20 cv cada ligados ao eixo dianteiro e um bloco a gasolina 1.5 turbo, incumbido de mover somente as rodas traseiras. Apesar da concepção futurista, o veículo é uma homenagem aos 100 anos da Chevrolet, que serão completados neste ano. Por conta disso, parte do visual do protótipo traz referência do passado com detalhes inspirados nos clássicos da marca.

Ainda de acordo com a GM, o Miray extrai a energia para seus motores elétricos de um conjunto de baterias de íon lítio. A recarga é feita pelo motor a explosão com ajuda do sistema de freios regenerativos. Informações sobre desempenho, porém, não foram especificadas pela fabricante, que também não revelou se o carro terá uma versão comercial.

O visual marcante do carro foi elaborado pela GM Korea, que ainda atende por Daewoo. O formato da carroceria do Miray o coloca no nicho dos veículos Spyder, conversíveis para duas pessoas sem opção de capota retrátil. As inspirações nos modelos do passado são evidentes. O para-brisa com vidro encurtado foi emprestado pelo Monza SS, enquanto os detalhes mais pronunciados, como os vincos nas laterais e na parte traseira, vem do Convair Super Spyder, de 62.

Thiago Vinholes

|