Agora só falta a Saab. A General Motors anunciou nesta sexta-feira que fechou um acordo com a Penske para a venda da marca Saturn. Com isso, a Opel/Vauxhall passará para a Magna, do Canadá, a Hummer vai para as mãos de chineses e a Pontiac fechará suas portas em 2010.

Roger Penske, dono do grupo de leva seu sobrenome, atua em diversas áreas do setor autombolístico, especialmente em redes de concessionárias. Além de trabalhar com diversas marcas, a Penske é, por exemplo, a única autorizada a vender o Smart nos Estados Unidos. E é mais conhecida pela equipe de Fórmula Indy onde corre o brasileiro Hélio Castroneves.

A compra da Saturn, no entanto, não será um processo simples. A Penske está pagando pela marca, infra-estrutura de serviços e pelas 350 concessionárias da marca. Também receberá da GM pelo período de dois anos os modelos Aura – um sedã que lembra mas não é o nosso Vectra -, o Outlook (um Chevrolet Traverse com a marca Saturn) e o Vue, conhecido por nós como Captiva.

Nenhuma fábrica entrou no acordo, o que demonstra que os planos de Roger Penske a médio prazo são outros. Ele conversa com montadoras que hoje não atuam nos Estados Unidos para produzir sob licença modelos mais baratos e em linha com o desejo atual dos consumidores do país.

Um dos principais candidatos a parceiro no futuro é a Renault. Os franceses namoram a ideia de vender seus carros lá, mas temem a recepção dos norte-americanos. Uma das possibilidades estudadas é a venda sob a marca Saturn de veículos desenhados pela Samsung Renault, subsidiária coreana da montadora francesa.

A assinatura do contrato de venda ocorrerá até setembro e preservará o emprego de 13 mil pessoas.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca