Os 24 anos consecutivos de liderança do Gol no mercado nacional não foram alcançados com tranquilidade. Em alguns, a folga para o segundo colocado foi grande; em outros, não. Em 2006 e 2007, o compacto da Volkswagen tomou sufoco do Palio, que se manteve atrás por pouco: cerca de 2.000 carros, nos dois anos. Já em 2008 e 2009, o Gol abriu vantagem, se distanciando do rival da Fiat por aproximadamente 10.000 unidades. Novo aperto no ano passado, mas agora do Uno, o principal lançamento de 2010. E ao que tudo indica, 2011 será ainda mais difícil.

Após ter sido desbancado pelo Uno em fevereiro, o Gol retomou a liderança em março, mas voltou a ser severamente ameaçado pelo concorrente mineiro. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o hatch da Volkswagen vendeu 22.304 unidades em abril, enquanto o Fiat emplacou 22.179 veículos. A diferença, de apenas 125 carros, é a menor desde dezembro passado, onde os compactos se separavam por 1.162 exemplares. No acumulado, o Gol mantém a liderança: 91.734 contra 84.470 Unos.

Médios

Os últimos lançamentos entre os sedãs médios – segmento mais concorrido do ano – ainda não ameaçam o líder Corolla. O representante da Toyota, reestilizado recentemente, já acumula 16.038 vendas, enquanto o Civic, segundo colocado, patina nos 8.664 emplacamentos – em boa parte por conta da chegada da próxima geração, prevista para o segundo semestre, mas que corre o risco de ficar para 2012, por conta das complicações decorrentes dos desastres naturais que abalaram o Japão.

Depois de Corolla e Civic, vêm Chevrolet Vectra (5.653), Nissan Sentra (3.248), Citroën C4 Pallas (2.864), Ford Focus (2.154), Renault Fluence (1.376), Volkswagen Jetta (1.096) e Peugeot 408 (705). É bom lembrar que os três últimos chegaram às lojas nos últimos dois ou três meses, e portanto têm menos tempo de vendas.

Hatches

Situação parecida ocorre entre os hatches, onde o líder Hyundai i30 se mantém distante do segundo colocado, o Focus, com 13.170 emplacamentos, ante 8.542 vendas do Ford. Na sequencia, aparecem Chevrolet Astra (7.375), Volkswagen Golf (5.739), Citroën C4 (3.809), Nissan Tiida (3.116), Fiat Bravo (3.036), Peugeot 307 (2.956) Chevrolet Vectra GT (2.632) e Chery Cielo (567).

Rodrigo Mora

|