Golf e A3 Sedan começam a ser produzidos no Brasil em setembro

Versão nacional do Audi trará a versão flex do motor 1.4 litro turbo e Golf ganhará versão 1.6 de entrada

Segundo a marca, o A3 Sedan 1.4 acelera do 0 aos 100 km/h em 9,4 segundos | Imagem: Audi

Depois de nove anos, a Audi voltará a fabricar seus modelos no território nacional. A montadora alemã confirmou o início da produção brasileira do A3 Sedan na planta do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, para setembro. Além do sedã médio, a unidade fabril será responsável pela montagem do utilitário-esportivo Q3, mas somente a partir do ano que vem.

O novo Audi A3 Sedan nacional será equipado com o motor 1.4 litro TFSI bicombustível, sendo o primeiro automóvel da marca no mundo a oferecer tal tecnologia. Com essas mudanças, o propulsor deve passar a entregar potência máxima de aproximadamente 150 cavalos, ou 28 cv a mais que a atual versão. Junto a ele estará a transmissão automatizada S tronic de sete marchas e dupla embreagem.

Demais detalhes a respeito do novo modelo ainda são desconhecidos, mas é bem provável que o A3 Sedan deve seguir sem grandes mudanças, com o mesmo visual, acabamento e itens de série do modelo importado. O preço do Audi também deve seguir sem mudanças, já que a marca quer manter seu posicionamento premium no mercado nacional.

Com o A3 Sedan e o Q3, a Audi deve produzir 26 mil carros por ano no Brasil, sendo 16 mil unidades do sedã e 10 mil do crossover, todos destinados ao mercado local.

Golf 1.6 de entrada

Juntamente com o A3, a Volkswagen iniciará a produção do Golf da 7ª geração na mesma linha de montagem. O hatch médio é hoje importado do México, mas deverá ter a linha ampliada quando virar nacional. Além do mesmo motor 1.4 turbo, a VW lançará uma versão de entrada do modelo com o motor EA-211 1.6 MSI, de 120 cv. Com ele, a marca alemã terá uma versão capaz de disputar mercado com o Focus, líder do segmento, em todas as faixas de preços.