A Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, revelou um dado interessante sobre o mercado de carros novos em 2016. Os hatches compactos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, já abocanham mais de 27% do mercado e pela primeira vez superam as vendas dos carros de entrada, como o Fiat Palio Fire, Chevrolet Classic, dentre outros.

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2011 os hatches compactos tinham uma participação de 16% do mercado, enquanto os modelos de entrada representavam 35% no mesmo período. Já neste ano, a relação é de 27% do mercado para os hatches compactos e 22% para os modelos de entrada.

Entre as marcas, a Chevrolet lidera o mercado de financiamentos de hatches pequenos nos sete primeiros meses do ano, com uma participação de 35,3%, seguida pela Hyundai, com 25,8%, e pela Volkswagen, com 12,3%. Entre os modelos, o Onix, da Chevrolet, tem a maior presença no mercado de hatches, com 35,3% de participação, seguido pelo HB20, com 25,8%, e pelo Fox, com 12,3%. Não por acaso, o resultado é similar ao que notamos no ranking de vendas

Entre as vendas a crédito de carros de entrada, a Fiat lidera o ranking de marcas mais financiadas, com 32,1% de participação, seguida da Volkswagen, com 30,7%. Entre os modelos, o carro de entrada mais financiado é o Ka, com 23,3% de participação no mercado. Já entre os SUVs a Honda e a Jeep lideram o mercado, com 18,7% de presença. Entre os modelos, a Renegade é o mais financiado com 18,4% de participação no mercado, seguido pelo HR-V com 18,2%.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |