As empresas alemãs Audi, BMW e Daimler (proprietária da Mercedes-Benz) anunciaram nesta semana que chegaram em um acordo para aquisição do HERE, sistema de mapeamento digital e localização de serviços da Nokia. O acordo será concretizado somente no primeiro trimestre do ano que vem e, segundo rumores, a negociação tem valor estipulado de US$ 3 bilhões, aproximadamente R$ 10,3 bilhões numa conversão direta.

A intenção das três marcas é oferecer produtos e serviços do HERE como uma plataforma aberta e independente de mapas em tempo real e serviços baseados em localização, disponível para todos os clientes, inclusive para as demais fabricantes de automóveis. Tanto a Audi como a BMW e a Daimler terão participação igual no HERE.

“Nosso ambiente está mudando constantemente. É por isso que a informação em mapas digitais tem que de ser continuamente atualizada para que a utilidade máxima possa ser oferecida”, disse Rupert Stadler, presidente do conselho de administração da Audi AG.

Segundo Harald Krüger, presidente do conselho administrativo da BMW AG, o “HERE vai desempar um papel fundamental na revolução digital da mobilidade, combinando mapas de alta definição e dados de veículos para tornar a viagem mais fácil e segura para todos”.

Já o Dieter Zetsche, presidente do conselho de administração da Daimler AG, disse que “mapas digitais de alta precisão são um componente crucial da mobilidade do futuro. Com a aquisição conjunta da HERE, queremos garantir a independência deste serviço central para todos os fabricantes de veículos, fornecedores e clientes em outras indústrias”.  

Portanto, com a aquisição do HERE pelas três marcas alemãs, é de se esperar que a tecnologia empregada nos veículos fique ainda mais avançada, com melhorias nos mapas digitais e serviços de dados. Os carros autônomos também devem ser beneficiados.

 
 
HERE Car da Nokia HERE Car da Nokia
HERE Car da Nokia HERE Car da Nokia
 
 
Redação

Redação |