Nunca na história do pouco conhecido Salão de Nova Déli haverá tamanha expectativa por dois lançamentos, na verdade, conceitos inéditos de marcas japonesas. A Toyota havia anunciado há algumas semanas que mostrará no evento indiano o seu esperado protótipo de um carro para mercados emergentes. O EFC, ou Entry Family Car, será fabricado lá e no Brasil a partir de 2012 e pretende competir no segmento onde estão hoje carros como o Fox e o Agile.

Surpreendentemente, a Honda comunicou hoje que mostrará no mesmo salão o “New Small Concept”, literalmente um adversário para o EFC da Toyota. Como este, a chance de termos o compacto da Honda no Brasil é grande já que o próprio texto oficial diz que ele será lançado na Índia e em outros mercados emergentes.

O recente interesse de Toyota e Honda com carros de entrada de países emergentes tem a ver com a preocupação com a crise mundial que ceifou as vendas de mercados importantes como os Estados Unidos. A saída agora é brigar pelos novos clientes de países como a Índia, China e Brasil.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/