Como já virou tradição, a Honda divulgou seu novo produto para a imprensa bem depois da chegada do veículo às lojas. Desta vez foi o Civic 2009, que já está à venda desde o início do ano e só nesta terça-feira (13) foi oficialmente reconhecido pela sua assessoria de imprensa.

Mas os leitores do site já sabiam que a mudança incluiu a parte dianteira, com novo pára-choque e grade do radiador, novo posicionamento dos faróis de neblina (para fora) e os equipamentos a mais. Neste caso, o piloto automático, que agora é de série em todas as versões, e o VSA, mais conhecido como controle de estabilidade, e não controle de tração como um concessionário nos informou.

A versão LXS ganhou novos bancos de tecido, porém, quase inúteis já que a maior parte dos consumidores faz a troca por couro, algo que a montadora poderia ter padronizado. O modelo conta também com entrada USB no console central – antes havia só o plug para iPod.

A versão Si também tem novidades: a grade dianteira passou a ser preta (antes era da cor do veículo) e as rodas ganharam novo desenho. No quesito segurança, o esportivo oferece airbags laterais.

Poderia ter sido melhor? Sem dúvida. O Civic pode ser o líder do segmento, um fenômeno de vendas, mas deve um computador de bordo que até carros compactos tem, e, por que não, um ar digital já que não existe versão básica na sua linha, apenas a média LXS e a top, EXS.

Os preços sugeridos são os seguintes:

New Civic LXS MT Flex – R$ 64.365,00
New Civic LXS AT Flex – R$ 69.340,00
New Civic LXS MT c/ couro Flex – R$ 65.990,00
New Civic LXS AT c/ couro Flex – R$ 70.955,00
New Civic EXS AT Flex – R$ 83.810,00
Civic Si MT – R$ 96.965,00

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/