O Fit é uma espécie de galinha dos ovos de ouro da Honda. Lançado em 2003, o monovolume é um sucesso desde então e até hoje não encontrou um modelo que oferecesse a mesma versatilidade, confiabilidade e honestidade que ele.

Não é exagero dizer que ele não possui um rival direto. Como mescla as características de um hatchback, mas com vantagens de uma minivan, o Fit faz valer o significado do seu nome em inglês: “justo”.

A 3ª geração, lançada há cerca de um ano, ressaltou o lado esportivo para atrair o público masculino e dispensou o motor 1.4 em favor apenas do 1.5 mais eficiente e potente. O resultado agradou o público e hoje o Honda nunca vendeu tanto no Brasil. 

Mesmo assim, a marca japonesa decidiu corrigir alguns pontos fracos do modelo na linha 2016. Segundo ela, graças ao feedback de clientes e da imprensa especializada (incluindo o AUTOO), que acharam o carro muito espartano nas versões de entrada.

Por isso, agora o Fit 2016 teve os pacotes de série das versões DX, LX e EX melhorados – a versão top EXL permanece igual.

 
 
Hond Fit DX 2016 Hond Fit DX 2016
Hond Fit DX 2016 Hond Fit DX 2016
Hond Fit EX 2016 Hond Fit EX 2016
Hond Fit EX 2016 Hond Fit EX 2016
Honda Fit EXL 2016 Honda Fit EXL 2016
Honda Fit EXL 2016 Honda Fit EXL 2016
Honda Fit LX 2016 Honda Fit LX 2016
Honda Fit LX 2016 Honda Fit LX 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
Honda Fit 2016 Honda Fit 2016
 
 

Fit DX

Versão de entrada, a partir de R$ 51.600, a DX agora traz rádio 2Din de série com conexão Bluetooth, ajuste de profundidade do volante e chave-canivete, esses dois últimos disponíveis apenas nas versões mais equipadas. Os espelhos retrovisores passam a exibir a cor do veículo e o painel de instrumentos ganhou uma iluminação em branco e azul ante o vermelho da linha 2015.

Fit LX

Uma das mais vendidas do Fit, a versão LX exibe agora acabamento prateado nas portas, volante, saídas de ar e base da manopla de câmbio além das novidades comuns a todos os Fit como tapetes com fixação no piso.

Fit EX

Mais popular versão do Fit, a EX se aproximou da EXL. Ela vem equipada com repetidores de direção nos retrovisores, detalhes metálicos no interior, volante com acabamento de couro e cruise control. O computador de bordo agora é mais completo e com um mostrador circular à direita do painel.

A Honda também oferece uma nova central multimídia como acessório, a Multi-Touch, que traz navegador, Bluetooth, Wifi, mas não espelha o celular como na versão usada no HR-V e Civic.

Pirâmide invertida

A mexida logo no primeiro ano do modelo demonstra que a Honda teme de certa forma a comparação do Fit com modelos que custam parecido, mas são de outras categorias. Carros como o Sentra e o Focus, por exemplo, são mais espaçosos e modernos em alguns aspectos por um preço bastante próximo.

Curioso mesmo é que, apesar de melhorar o conteúdo das versões de entrada, a própria Honda espera vender mais unidades das versões mais caras. Segundo a marca, o Fit EX e o EXL devem responder por 76% das vendas enquanto o LX ficará com 23% e o DX, o mais simples, apenas 1%.

O fenômeno, que ocorre também com o HR-V, torna a linha uma ‘pirâmide invertida’, algo incomum em outros mercados, onde o cliente é mais racional. O brasileiro, ao contrário, ainda se preocupa muito com a aparência do carro e a mensagem que ele passará para vizinhos, amigos e parentes, segundo um executivo de marketing ouvido pelo iG. As boas vendas do Fit corroboram essa impressão.

Confira os preços do novo Fit 2016:

DX MT R$ 51.600
DX CVT R$ 56.600
LX MT R$ 55.900
LX CVT R$ 60.800
EX CVT R$ 65.900
EXL CVT R$ 68.900

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |

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