Depois de alguns flagras e imagens vazadas, a Hyundai decidiu antecipar a nova geração de um de seus modelos mais importantes, no caso o i30 renovado.

Tendo a difícil missão de encarar concorrentes de peso, como o Volkswagen Golf e o Ford Focus, a Hyundai seguiu a tendência para o segmento e tratou de colocar vários equipamentos de conforto e tecnologia a bordo do novo i30.

Pelo menos na Europa, o i30 terá como opcional uma completa central multimídia com tela de 8” e trazendo os softwares Apple CarPlay e Android Auto, que facilita a integração com smartphones. Além do navegador integrado, os clientes europeus terão sete anos de assinatura do TomTom Live Services, serviço que fornece informações em tempo real do clima, situação do tráfego e pesquisa online de pontos de interesse, dentre outros recursos. Assim como o novo Chevrolet Cruze, o i30 renovado também traz um sistema de carregamento de smartphones por indução no console.

A lista de assistentes de condução também é grande e inclui: assistente de frenagem de emergência com alerta de colisão, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado na parte traseira, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, farol alto com regulagem de facho automático, dentre outros.

 
 
Hyundai i30 2017
 
Hyundai i30 2017
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Hyundai i30 2017
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Hyundai i30 2017
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Hyundai i30 2017
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Hyundai i30 2017
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Hyundai i30 2017
Hyundai i30 2017
 
 

O novo i30 também faz uma estreia importante dentro da gama Hyundai, no caso o novo motor 1.4 T-GDI, com turbo e injeção direta. Ele entrega 140 cv de potência e 24,6 kgfm de força. O hatch médio também traz como opção o motor 1.0 T-GDI, que oferece 120 cv e 17,3 kgfm de torque. O propulsor de entrada será oferecido somente com o câmbio manual de 6 marchas, enquanto o 1.4 T-GDI terá como opção a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. Segundo a Hyundai, ela permite um ganho de 10% nas acelerações em relação a um câmbio automático de 6 marchas e uma redução de 20% nas emissões. Um recurso interessante é que a caixa conta com amortecedores externos para diminuir o ruído, vibração e a torção do conjunto quando o veículo está em movimento.

A Hyundai adianta que percorreu 10.000 km de testes no tradicional circuito de Nürburgring com o motor 1.4 T-GDI rodando a 95% de carga, o que corresponde a mais de 150.000 quilômetros percorridos em situações normais de uso em vias públicas para garantir a durabilidade do mesmo. Cerca de 40 unidadades do novo i30 realizaram a mesma prova percorrendo mais de 20.000 na pista alemã, o que totaliza 416.000 quilômetros ou 6,25 milhões de quilômetros fazendo uma comparação com os testes em vias públicas convencionais.

Em relação ao i30 atual, a Hyundai adianta que a nova geração conta com o sistema de direção 10% mais direto e com respostas 15 milissegundos mais rápidas. A estrutura do modelo também foi revista para melhorar tanto o comportamento dinâmico quanto a dirigibilidade, sendo que a suspensão traseira segue do tipo multibraço e o i30 conta com amortecedores de orientação esportiva. O sistema de freio também foi aprimorado e o hatch médio agora conta com discos de 288 mm de diâmetro.

Outro ponto de destaque na nova geração do i30 é o aumento no uso de aço de alta resistência. Agora 53% da estrutura conta com o material, o que permitiu uma redução de 28 kg na massa total do carro e uma melhora de 22% na rigidez torcional.

Vale a pena esperar? 

Procurada pelo AUTOO, a Hyundai ainda não se posicionou sobre uma data para a chegada do novo i30 por aqui. É bem provável que o modelo seja exibido no Salão de São Paulo, em novembro deste ano, e as vendas tenham início logo depois. Atualmente o Hyundai i30 figura na quinta posição do ranking de vendas da categoria e a chegada da nova geração pode animar a participação do modelo no segmento. Atualmente a Hyundai cobra quase R$ 100.000 pelo i30, mesmo preço praticado pela concorrência, em especial o Volkswagen Golf. Se ela mantiver o valor para a nova geração, porém oferecendo o bom pacote de equipamentos que ela recebeu, com a vantagem do motor 1.4 turbo, ele tem tudo para se transformar em uma das melhores comprar da categoria. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |