O levante coreano segue a todo vapor no mercado de carros do país. Segundo aponta a revista Veja desta semana, o grupo CAOA, representante da Hyundai no Brasil, pretende abrir mais duas fábricas da marca em território nacional – a empresa já conta a planta de Anápolis (GO), onde são feitos o HR e o Tucson, e levanta mais uma unidade em Piracicaba (SP), onde será feito o compacto HB, um produto ainda inédito direcionado para os ditos países emergentes.

De acordo com a publicação, a CAOA planeja uma fábrica no estado de São Paulo, onde pode ser feito o SUV ix35, ao passo que a outra linha de montagem pode ser em Pernambuco. Nessa planta, a empresa cogita produzir o sedã Elantra, que pode se tornar um rival de volume para modelos como os consagrados Honda Civic e Toyota Corolla.

Segundo a publicação, as duas novas fábricas também seriam administradas pela CAOA, a exemplo do que já ocorre na unidade operante em GO – a planta no interior de SP será dirigida exclusivamente pelos coreanos. Com capital para investir em novas instalações, a empresa brasileira planejava aumentar a participação da Hyundai no Brasil, que ainda relutava em entregar o comando das novas linhas de produção.

Como resposta aos coreanos e uma forma de dar continuidade aos investimentos, a CAOA cogitou trazer duas novas montadoras chinesas para o mercado nacional, que, ainda de acordo com a revista, teriam aceitado ceder seus direitos para produção no Brasil. Com a ameaça, a Hyundai voltou atrás e decidiu aproveitar a oportunidade bancada pelo parceiro. A fonte, no entanto, não divulgou nenhuma data de previsão de abertura das novas plantas. Contatado pelo AUTOO, o departamento de comunicação da empresa disse desconhecer o assunto.

Thiago Vinholes

|