“Como nossa linha nacional basicamente é composta por três modelos, precisamos sempre promover algumas novidades para manter nossos carros em destaque para os consumidores”. A frase de Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai, nos ajuda a entender porque a gama HB20 praticamente não passa um ano sem ganhar algo novo. Em março de 2014, por exemplo, a Copa do Mundo serviu como tema para uma série especial. Já um ano depois, em março deste ano, foi a vez da chegada da opção Spicy, de apelo mais esportivo, às concessionárias da marca.

Já para o fim deste ano a Hyundai promoveu a atualização mais significativa para seus automóveis produzidos por aqui. Depois do hatch e do HB20X, agora o HB20S recebeu as mesmas melhorias no visual e, sobretudo, no conjunto mecânico. Nesse quesito, o destaque vai para os novos câmbios manual e automático de 6 marchas. Com isso, o HB20S passa a ter o melhor conjunto mecânico no segmento dos sedãs comapctos, uma vez que nenhum rival entrega motor 1.6 16V associado a uma transmissão automática de 6 velocidades.

Por fora, o HB20S recebeu a nova grade dianteira que estreou no hatch, porém no três volumes ela conta com elementos cromados. Aliás, por falar em cromados, a Hyundai caprichou no uso do elemento no HB20S. Na versão Premium ele conta com uma moldura na lateral e no porta-malas feitas do material. Já na parte traseira, a novidade mesmo fica restrita às lanternas Clear Type presentes a partir da versão Comfort Style.

 
 
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
Hyundai HB20S 2016 Hyundai HB20S 2016
 
 

Quem abrir as portas e entrar no HB20S 2016 vai notar como novidades o painel bicolor (preto na parte superior e cinza na inferior), o ar-condicionado automático digital e os airbags laterais, sendo que os dois últimos itens são de série apenas na versão Premium. A exemplo do hatch, o sedã também passa a contar com rebatimento elétrico para os retrovisores externos e a chave canivete agora traz um botão para abertura do porta-malas.

E se o HB20 e o HB20X passam a contar com a opção de revestimento interno de couro marrom, a linha 2016 do HB20S opta por uma tonalidade mais clássica com a chegada do pacote Grey Leather, onde bancos, painel das portas dianteiras são revestidos de couro cinza. A manopla do câmbio, contudo, segue na tonalidade preta. Ah, e o computador de bordo dos modelos equipados com o dispositivo passam a contar com uma sétima função: o aviso de manutenção programa, algo importante já que o dono precisa realizar as revisões para usufruir dos cinco anos de garantia de fábrica.

O sistema de som conta com um bom avanço, em especial com a central multimídia blueMedia. Para quem possui um celular Samsung ou LG (não por acaso fabricantes sul-coreanas como a Hyundai), o aplicativo Car Link reproduzir e operar aplicativos e funções dos smartphones diretamente na tela do blueMedia. A Hyundai adianta que a partir de 2016 o Apple CarPlay, que permite executar as mesmas funções com dispostivos que usam o sistema operacional iOS, também funcionará na central multimídia.

Ao volante do HB20S 2016

Seja na opção manual ou automática, as 6 marchas fizeram uma boa difereça no comportamento do HB20S. O bom motor 1.6 16V tinha grande parte de seu brilho apagado com a extinta caixa automática de 4 marchas, algo que melhorou sensivelmente com a estreia da linha 2016.

Segundo dados da Hyundai, o HB20S automático reduziu em 4% o tempo necessário para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h, levando agora 10,6 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, aumentou 8% e agora o sedã alcança 191 km/h. Aliás, é bom destacar, toda linha HB20 com motor 1.6 16V agora dispensa o tanquinho de partida a frio.

Fora o nítido ganho em desempenho e economia de combustível, a dinâmica do HB20S continua muito boa. Ele é um sedã de reações bem neutras e agradável de dirigir. Destaque também para o baixo nível de ruído.

O HB20S 1.0 segue com nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com médias de 11,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ambas com gasolina. Claro que ele não exibe o mesmo fôlego do 1.6 16V na hora de acelerar, porém está na média dos 1.0 tricilíndricos, como o Ford Ka+ e o Nissan Versa, compondo o trio dos melhores sedãs de entrada.

Com as melhorias da linha 2016, o HB20S torna-se a melhor opção de compra da categoria, em especial se você quer um sedã compacto com câmbio automático. Ele mudou pouco, mas suas melhoras pontuais fizeram muita diferença.

Confira abaixo os preços da gama Hyundai HB20S 2016

HB20S 1.0 Comfort Plus manual - R$ 46.225
HB20S 1.0 Comfort Style manual - R$ 49.975
HB20S 1.6 Comfort Plus manual - R$ 51.525 
HB20S 1.6 Comfort Plux automático - R$ 55.525 
HB20S 1.6 Comfort Style manual - R$ 54.625 
HB20S 1.6 Comfort Style automático - R$ 58.625 
HB20S 1.6 Premium automático - R$ 62.275
HB20S 1.6 Premium automático + pacote Grey Leather - R$ 63.865
HB20S 1.6 Premium automático + central multimídia blueMedia - R$ 64.775
HB20S 1.6 Premium automático + pacote Grey Leather + blueMedia - R$ 66.365

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |