A Hyundai apresentou na última semana o Creta, sua primeira aposta para o segmento de crossovers compactos na Índia. O modelo segue praticamente a mesma linha do ix25, apresentado pela montadora sul-coreana durante o último Salão de Pequim e uma exclusividade dos consumidores chineses, mas com algumas mudanças para agradar o mercado local. A novidade começa a ser vendida por lá no dia 21 de julho.

O novo Hyundai Creta traz o mesmo visual do modelo chinês, com grade hexagonal e faróis de recorte moderno na dianteira, para-brisa e janelas laterais com uma espécie de junção na coluna “A”, vincos marcantes nas laterais e lanternas espichadas na dianteira. Imagens do interior do crossover não foram divulgadas pela fabricante.

Entre os itens de série, o Hyundai Creta oferece seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistema multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas e navegador GPS, som com seis alto-falantes, câmera de ré, bancos revestidos em couro, faróis com projetores, LEDs diurnos, botão start/stop e chave inteligente.

A marca destaca a estrutura do Creta, que dispõe de aços de alta resistência, com proteção em todas as direções a partir dos “quadros em forma de anel”. Cada coluna do carro, incluindo a central, e as estruturas laterais são posicionadas na forma de um anel, todos ligados para formar um escudo de proteção. Com isso, o modelo oferece mais força, rigidez e durabilidade.

A utilitário-esportivo terá à sua disposição os motores 1.6 Gamma Dual VTVT a gasolina, com 123 cavalos de potência, e 1.6 CRDi VGT a diesel, com até 128 cv, com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades.

E o Brasil?

Desde que anunciou sua fábrica no Brasil, a Hyundai planeja ter um SUV pequeno para disputar espaço no segmento mais promissor do país. Segundo fontes na marca, uma versão SUV do HB20 sempre esteve nos planos, mas não houve condições na época de torná-lo realidade - em vez disso, foi lançado o HB20X, um aventureiro do hatch HB20.

Quando o ix25 surgiu na China, especulou-se que ele seria mais um dos produtos nacionais, mas a Hyundai apressou-se a negar a possibilidade. Agora, com a chegada do Creta na Índia, cresce a expectativa sobre uma versão brasileira, porém, essa decisão envolve um grande investimento na fábrica de Piracicaba, em São Paulo, que hoje trabalha no limite. Ou seja, a Hyundai não tem pressa, mas certamente deve estar atenta ao sucesso que modelos como o HR-V, da Honda, e Renegade, da Jeep, fazem este ano. 

 
 
Hyundai Creta Hyundai Creta
Hyundai Creta Hyundai Creta
Hyundai Creta Hyundai Creta
Hyundai Creta Hyundai Creta
Hyundai Creta Hyundai Creta
 
 
Redação

Redação |