A Hyundai ainda não tem um modelo para enfrentar de igual para igual Civic e Corolla, mas ao menos o City agora terá problemas. A montadora sul-coreana revelou nesta quinta-feira no Salão de Pequim o Verna, um sedã de porte compacto para médio que tem porte idêntico ao Honda criado para países emergentes.

Não é para menos. Com o Verna, a Hyundai busca conquista o público do BRIC a começar pela letra “C”. O modelo será produzido a partir de julho exclusivamente na fábrica automatizada de Pequim para venda no 2º semestre na China. Mas logo depois dessa fase o modelo ganhará outros mercados, incluindo o Brasil onde poderá encontrar o sedã da Honda.

Mini-Sonata

O visual não causou surpresa. É uma cópia fiel do estilo do Sonata, seu irmão maior, o que não é nenhum demérito, pelo contrário. Mas o interior do Verna é bem mais simples, até mais que se pensava.

Ar-condicionado manual, comandos satélites simples, mostradores analógicos no painel e volante sem empunhadura. Mas o acabamento parece bom, com materiais em dois tons e detalhes cromados.

A Hyundai disponibilizará dois motores para os clientes chineses. O menor é Gamma 1.4 litro, com duplo comando variável, 106 cv e 13,8 kgfm de torque. O segundo é outra versão do Gamma, mas 1.6 litro, mas 121 cv e 15,8 kgfm de torque.

A versão de entrada pode vir equipada com câmbio manual ou automático enquanto o topo terá apenas a opção automática – de quatro marchas apenas.

Como dissemos, o Verna é praticamente do tamanho do City: possui 4,34 m de comprimento contra 4,4 m, ,1,7 m de largura contra 1,695 m, 1,46 m de altura contra 1,48 m, 2,57 m de entre-eixos contra 2,55 m, e porta-malas de 454 litros contra 510 litros.

No Brasil em 2011?

Apesar de a Hyundai ter planos de produzir um compacto nas versões hatch e sedã em Piracicabal, acredita-se que eles brigarão num nível inferior ao do Verna. Enquanto o sedã nacional enfrentaria Voyage, Siena e Prisma, o Verna se encarregaria de brigar com Linea, Cerato, o novo Fiesta e o já citado City. Não será nada mal para o consumidor.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/