Atualmente são poucos os segmentos de automóveis que a Hyundai não participa. O ramo das picapes é um deles. Mas, conforme aponta a agência Automotive News, isso pode estar perto de mudar e a jogada ainda envolve mais um player: o Grupo Chrysler. Segundo a fonte, a marca sul-coreana tem interesse da plataforma da RAM atual (antes chamada Dodge RAM). O plano é criar um novo modelo para competir no enorme mercado de camionetes dos Estados Unidos.

A Hyundai, porém, ainda não confirma a investida. A Chrysler tampouco em relação ao suporte para o desenvolvimento da suposta picape sul-coreana.

Picapes parceiras

Uniões entre diferentes fabricantes para o desenvolvimento de picapes nos EUA já é carta marcada no baralho. Em 2000, a Mazda lançou a linha B-Series no país. O modelo nada mais era que uma versão com traços japoneses da Ford Ranger. A própria Dodge também já fez isso ao ceder a plataforma da Dakota a Mitsubishi Raider. Já a Suzuki teve a Equator, veículo baseado na Nissan Frontier.

Além do desenvolvimento em conjunto, esses utilitários têm outro detalhe em comum: todos fracassaram. O modelo da Mazda começou bem – vendeu mais de 30.000 unidades em 2000 -, mas foi caindo de forma progressiva ao passar dos anos. Em 2004 foram 10.000 unidades vendidas, ao passo que em 2009 apenas 573 exemplares foram emplacados nos EUA. A picape da Mitsubishi estreou em 2005 e saiu de linha no ano passado por conta da queda no mercado local. Por fim, a Suzuki Equador ainda segue em produção, mas suas vendas caíram 43% neste ano.

Thiago Vinholes

|