A única dúvida que o lançamento do motor 1.0 turbo da Volkswagen no up! criou na época não era ‘se’ a concorrência iria aderir à novidade e sim ‘quando’ isso ocorreria. No caso da Hyundai, a resposta foi rápida: o HB20 acaba de ganhar seu motor 1.0 turboalimentado.

O novo motor, com 105 cv de potência e 15 kgfm de torque (etanol), equipará versões intermediárias tanto do HB20 hatch quando do sedã HB20S. Com ele, o compacto ganhou velocidade e aceleração – pula de 161 km/h para 182 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, 3,4 segundos a menos que o 1.0 aspirado.

Se por um lado anda mais, o HB20 turbo gasta relativamente parecido com o aspirado: são 8,5 km por litro na cidade e 10,1 km/l na estrada, ou seja, é menos econômico em trechos urbanos e mais vantajoso em viagens por uma questão de perfil do turbo. Uma direrença em relação ao motor TSI, do up!, é que o motor Kappa não tem injeção direta de combustível que aumenta a eficiência ainda mais - o recurso existe no exterior na versão GDI, por exemplo.

A transmissão é manual, mas de seis marchas com escalonamento mais longo para se adequar ao torque extra.

 
 
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20S 2017
 
Hyundai HB20S 2017
Hyundai HB20S 2017
Hyundai HB20S 2017
 
Hyundai HB20S 2017
Hyundai HB20S 2017
 
 

Em outras palavras, o HB20 1.0 turbo tem mais uma função de reduzir a diferença entre a versão 1.0 e a versão 1.6, de 128 cv, que hoje é muito grande. Curiosamente, o aspecto esportivo ficou em segundo plano, apesar de sugerido: a versão HB20 R-Spec, recentemente lançada, segue com motor 1.6 aspirado apenas.

Preço intermediário

O foco da Hyundai é incomodar modelos concorrentes com motor 1.4, 1,5 e até 1.6 como o Gol. Contra o Onix 1.4, por exemplo, o HB20 turbo anda mais e consome menos, segundo a marca.

O HB20 turbo está disponível em duas versões, a Plus e a Style tanto no hatch quanto no sedã.

Confira os preços:

HB20 Comfort Plus – R$ 47.445
HB20 Comfort Style – R$ 51.595
HB20S Comfort Plus – R$ 51.475
HB20S Comofrt Style – R$ 55.225

Veja também: Volks lança o up! turbo, primeiro popular do gênero no Brasil

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |