Segundo dados do Ministério da Saúde, 10,8% da população brasileira é fumante. Se você se enquadra nesse percentual e sempre ficou preocupado (a) com o descarte das cinzas enquanto dirige, uma invenção pode ajudar a deixar a consciência mais tranquila. O empresário André Abreu de Andrade, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criou o “EcoAshes”, um cinzeiro externo para atender essa demanda.

“Sou fumante e sempre que fumava no carro, ao apagar a bituca e deixar o cinzeiro dentro do carro, o veículo ficava com um cheiro insuportável. É tão insuportável, que muitos jogam a bituca na rua. Eu fazia isso, mas me incomodava demais", comenta André. “Um dia tive o insight para um cinzeiro externo e gostei tanto que nem consegui dormir, fiz na mesma noite um protótipo com caixa de papelão e no dia seguinte procurei a ANI”, lembra o inventor.

O “EcoAshes” é composto por uma caixa que será fixada sob o retrovisor, por meio de uma tampa o usuário poderá descartar a bituca – com a tampa fechada, automaticamente o cigarro irá apagar pela ausência de ar no interior da caixa. Dentro do acessório haverá uma caixa refil que receberá os cigarros e poderá ser descartada.

Além de fumantes, o inventor aposta no público que, para não sujar a via pública, conserva papéis de bala, palitos de sorvete, etc. no veículo como potenciais interessados no seu cinzeiro externo.

André já obteve a patente do “EcoAshes” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e atualmente procura investidores para comercialização do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento. 

Redação

Redação |