Introduzido no mercado brasileiro no ano passado, o Jaguar F-Type chega à linha 2016 com novidades interessantes. O superesportivo da montadora inglesa agora dispõe de tração integral como opcional, disponível juntamente com o motor V8 de 550 cavalos, o mais potente da gama. De acordo com a empresa, o novo sistema “amplia ainda mais a experiência de condução em todas as condições”.

O sistema de tração integral (AWD) do F-Type Coupé R proporciona melhor performance em curvas, mais controle do motorista e permite a máxima utilização do motor, com o melhor proveito do desempenho, independentemente da situação.

A versão conta ainda com sistema de vetorização de torque e diferencial ativo, o primeiro capaz de mandar força de frenagem para as rodas mais adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, em situações como subesterço quando se trafega em alta velocidade nas curvas. Já o segundo otimiza a tração e garante estabilidade.

Outro diferencial do modelo é o novo sistema Intelligent Driveline Dynamics, um software interligado a um sensor na suspensão do veículo, agindo juntamente com a tração nas quatro rodas. Este sistema é capaz de antever uma possível situação de substerço e sobresterço e fazer o carro agir da melhor maneira possível.

Com a chegada da tração AWD, o Jaguar F-Type Coupé R sofreu pequenas mudanças estéticas, que se resumem a um capô pouco mais elevado e duas entradas de ar remodeladas.

O Coupé R traz também o sistema de freios Carbon Ceramic, produzidos em silício e cerâmica de carboneto aquecidos a 1.700 graus, sendo cerca de 60% mais leves do que os tradicionais feitos em aço.

O F-Type 2016 oferece ainda o novo sistema de direção elétrica assistida (EPAS) para todas as versões. A novidade, que substitui o sistema hidráulico, conta com sensores para a medição da força de direção aplicada pelo motorista, ângulo do volante e velocidade, levando essas informações a um software que determina a quantidade ideal de assistência de direção, que será fornecida de acordo com as circunstâncias de condução.

Um sistema de direção hidráulica convencional usaria parte da energia gerada pelo motor para alimentar uma bomba, permitindo os comandos de direção. Este sistema hidráulico funciona com até 5 cavalos de força do motor, que poderia ser enviado às rodas.

A nova linha do Jaguar conta ainda com novas opções de acabamento. As rodas de 20 polegadas são de série. O modelo Coupé oferece opção de teto em fibra de carbono, que é 20% mais leve do que o teto em alumínio.

 
 
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
Jaguar F-Type 2016 Jaguar F-Type 2016
 
 

A carroceria do modelo conta com cinco opções de pintura: Vermelho Caldera, Cinza Storm, Cinza Ammonite, Preto Berry e Branco Glacier. No interior, o F-Type agora oferece acabamento em couro vermelho com costura dupla para os bancos, painel e portas.

Além do V8 de 550 cv, que leva o modelo de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcança máxima de 300 km/h, o Jaguar F-Type está disponível com um propulsor V6 supercharged de 340 cv, na linha Coupé, e um V6 de 380 cv, nas versões cupê e conversível “S”.

Confira abaixo as versões e os preços do F-Type 2016:

F-TYPE Coupé 3.0 V6: R$ 427.000
F-TYPE S Coupé 3.0 V6: R$ 498.400
F-TYPE S Conversível 3.0 V6: R$ 509.000
F-TYPE R Coupé 5.0 V8 AWD: R$ 687.700 

Redação

Redação |

Veja mais notícias da marca