Jaguar XE ganha versão com tração integral

Modelo com tração integral usa motor turbodiesel de 180 cavalos

Jaguar XE AWD | Imagem: Divulgação

Modelo de entrada da linha da Jaguar, o XE agora está sendo oferecido também com opção de tração integral, principal novidade para a linha 2016. A nova configuração do sedã estará disponível apenas para o modelo equipado com o motor 2.0 litros Ingenium turbodiesel (portanto a princípio está descartado para o Brasil), que rende 180 cavalos de potência e 45,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas.

De acordo com a fabricante, o sistema AWD que equipa o Jaguar XE é capaz de aumentar a dinâmica do veículo e proporcionar maior tração, sendo que o torque é enviado para as rodas dianteiras somente quando necessário. O modelo conta ainda com o sistema Adaptive Surface Response (AdSR), que consegue mudar o mapeamento do motor e o controle de estabilidade de acordo com as condições.

O XE AWD consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcançar velocidade máxima de 225 km/h, contra 7,8 s e 225 km/h, respectivamente, do modelo com tração traseira.

Outra novidade do XE 2016 é que agora os clientes podem escolher entre o sistema InControl Touch, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, e a nova geração do InControl Touch Pro, sistema mais avançado da marca, que oferece tela de 10,2 polegadas, armazenamento via SSD de 60 GB, conexão à internet sem fio, entre outros.

Há ainda a opção de dois sistemas de som, sendo o primeiro com 11 alto-falantes e 380W de potência, com subwoofer, e o outro da Meridian com 17 alto-falantes, 825W e subwoofer.  

Os preços da nova linha, porém, ainda não foram divulgados.