É tempo de pensar em carros menores e mais eficientes. A Jeep, porém, ainda vai no sentido oposto da tendência com seus modelos atuais. Alinhada as propostas atuais, a Mini começa a nadar com largas braçada no segmento premium e aos poucos vai marcando seu território do segmento dos SUVs com o Coutryman. Os executivos da marca americana certamente ficaram preocupados, tanto que já começam a planejar respostas para o futuro.

Mike Manley, presidente da Jeep, revelou no Salão de Genebra, na Suíça, que a marca terá um modelo compacto a partir de 2013. O carro seguirá a tradição da fabricante no ramo off-road e sua plataforma, segundo aponta a imprensa internacional, será uma derivação da aplicada no Fiat Punto. Os motores também serão italianos, mas o desenho ficará a cargo dos americanos.

Atualmente, a Jeep oferece no Brasil os modelos Wrangler, Cherokee (Limited e Sport) e Grand Cherokee (standard e SRT8). A gama completa da marca no exterior inclui ainda as séries Liberty, Patriot e Compass. A marca pertence ao Grupo Chrysler, assim como a Dodge. A Fiat, por sua vez, é quem administra o conglomerado norte-americano, por isso o compartilhamento de tecnologias que já rendeu os novos Lancia Thema e Fiat Freemont.

Thiago Vinholes

|