O ano de 2009 não foi só aquele em que Soul e Cerato caíram no gosto do brasileiro. Foi também o melhor ano da empresa no Brasil, ao emplacar 24 145 veículos trazidos da Coréia do Sul. Esse recorde é resultado do crescimento de 19,2% sobre as 20.260 unidades comercializadas em 2008. Entre os associados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), a Kia é a marca com maior participação de mercado, com 55,03% – seguida pela alemã BMW, que detém 11,72%.
 
Quem liderou as vendas da Kia em 2009 foi o utilitário esportivo Sportage, que emplacou 7.900 unidades. Depois dele vêm o caminhãozinho Bongo (4 208) e o compacto Picanto (2 995). Os principais lançamentos da Kia no ano passado, Soul e Cerato, foram responsáveis por 2 009 e 2 292 emplacamentos, respectivamente. Porém, quem mais cresceu na gama da Kia foi o Cerato, com 80,8% de alta nas vendas.
 
E, ao que tudo indica, esse recorde deve ser batido novamente em 2010, já que a marca prepara novos lançamentos – incluindo novos carros e versões de modelos já existentes. Em maio deve desembarcar no Brasil a nova geração do Sorento, SUV intermediário da marca que terá nova plataforma e desenho assinado por Peter Schreyer, ex-designer da Audi e agora dono das criações da Kia, como Cerato e Soul. Esses dois, inclusive, atenderão aos consumidores que não abrem mão de motores bicombustíveis – no segundo semestre eles chegam equipados com motor 1.6 litro flex. Já em julho desembarca no Brasil o Koup, versão cupê do Cerato. O modelo terá motor 2 litros, de 170cv e câmbio automático de quatro marchas. Por fim, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre final de outubro e começo de novembro, chegam a nova geração do Sportage e o sedã de luxo Cadenza.
 
“Nossa estimativa inicial para este ano é chegar a 38 mil unidades, o que representará um crescimento de 46%”, prevê José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/