Com boa participação no mercado nacional, a Kia Motors do Brasil começa a expandir suas atividades pela América do Sul – e não apenas comercialmente. A empresa dirigida por José Luiz Gandini começa a produzir no Uruguai o caminhão leve Bongo K2500, que tem seu primeiro lote entregue previsto para o próximo mês. “Vamos iniciar nossas operações industriais aqui no Uruguai com igual padrão de linha de produção e de qualidade do veículo da Kia Motors Corporation na Coreia do Sul”, garante Gandini, que comanda agora também a Kia Motors Uruguay Corporation S.A.

A planta, localizada em Montevideo, recebeu US$ 25 milhões em investimentos, que garantirão, segundo a empresa, a produção de 12.000 unidades do caminhão por ano. Na primeira fase, a fábrica abastecerá apenas os mercados brasileiro e uruguaio, sendo que o primeiro ficará com 95% da produção. “Na segunda fase de produção do Bongo, a partir de 2012, vislumbramos alcançar os mercados argentino e paraguaio”, estima Gandini.

A construção da unidade uruguaia pode ser um preparo para a Kia fabricar modelos também no Brasil. A empresa tem em Salto, no interior de São Paulo, um galpão que servirá para produzir o Soul, ainda sem data definida.

Rodrigo Mora

|