Entender a estratégia do grupo Hyundai muitas vezes é motivo de tese acadêmica. A montadora coreana mantém duas marcas em sua estrutura, como é sabido: Hyundai e Kia. Até aí nada de novo, existem várias indústrias que têm mais de uma “grife”, mas o que se dizia é que a Kia seria uma marca mais voltada para o público jovem enquanto a Hyundai ficaria com o mercado mais sofisticado.

No entanto, os últimos lançamentos têm contrariado essa ideia. A Kia praticamente tem uma versão equivalente ao da Hyundai em quase todos os segmentos. Uma das poucas categorias em que isso não ocorria, a dos sedãs luxuosos, também ganhará um produto da Kia agora.

Foi o que mostrou Peter Schreyer, o designer-chefe da marca, numa apresentação esta semana. O modelo em questão é o K9, ou CH para alguns, um sedã de luxo com tração traseira que deverá ser lançado no final do ano que vem.

Um esboço do modelo foi divulgado na apresentação, mas não acrescenta – apenas mostra a identidade visual da marca. O “corpo” desse sedã, no entanto, já é conhecido. Trata-se da mesma plataforma do Genesis, o belo carro da Hyundai que faz sucesso nos Estados Unidos.

Como se vê, na prática, os coreanos querem vender muitos carros, para fãs da Hyundai ou da Kia, não importa qual.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/