Conhecida por seus supercarros, como o One:1, a Koenigsegg veio a público nesta quinta-feira (19) com uma notícia interessante. Ela desenvolveu um motor 1.6 de extrema eficiência, capaz de entregar 400 cv de potência! Para se ter uma ideia, é o mesmo número que alguns propulsores V8 aspirados conseguem obter.

Segundo o dono da marca, o Barão Christian von Koenigsegg, o grande segredo para obter esse número veio com o projeto do motor. Segundo ele, “reduzindo o diâmetro e alongando o curso do pistão, nós conseguimos reduzir a perda de eficiência com o calor dissipado pelo motor. Nós também usamos pistões e bielas forjados, além de válvuas de alta qualidade para tornar o motor o mais eficiente possível”.

A fabricante não deu mais detalhes sobre o propulsor, nem sequer a faixa de rotações em que a potência máxima é obtida, porém é bem possível que ele conte com injeção direta e alguma forma de sobrealimentação.

Até o momento, um propulsor considerado referência em termos de eficiência era o 2.0 turbo da linha Mercedes-AMG aplicado no A 45, CLA 45 e GLA 45. Revisado recentemente sua potência subiu para 381 cv, o que lhe garante uma potência específica de 191,3 cv/l, mesmo assim ainda bem longe dos cerca de 273 cv/l que o novo propulsor da Koenigsegg deverá entregar.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |