Quem se lembra da Lada? A fabricante russa que fez fama no Brasil nos anos 1990 com o Niva está prestes a dar um importante passo na Europa. Nesta semana, a marca revelou que lançará em 2011 uma versão do sedã Granta equipado com diversos itens de segurança, alguns ainda inéditos na linha de carros da empresa de Togliatti.

Por € 5.000 ou aproximadamente R$ 11.000, o Granta virá com freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição de frenagem por demanda), controle eletrônico de estabilidade (ESP), quatro airbags (duplo frontal e laterais tipo cortina) e cintos de segurança com pré-tensionadores. Atualmente alguns modelos da Lada têm como opcional somente o sistema de antitravamento das rodas.

E os equipamentos vêm de empresas consagradas no ramo de segurança veicular: Bosch, Takata Corporation, Valeo e Visteon fornecem os itens ao Granta. A marca russa também afirma que o motor 1.6 16V do carro será revisado para diminuir o consumo de combustível. Porém, os números ainda não foram divulgados.

Thiago Vinholes

|